Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Licenciatura

Grau

Licenciatura

Modalidade

Presencial

Mensalidade

Aguarde

Apresentação

Por que estudar Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Licenciatura na PUC-SP?

Dados e indicadores relacionados à área educacional revelam demanda crescente por professores que sejam formados para atuar na escola básica, de forma a inovar e transformar realidades, praticando uma educação de excelência.

O Curso Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa – Licenciatura embasa-se em diretrizes de formação humanística, associadas aos avanços tecnológicos. O processo de ensino e aprendizagem realiza-se, desde o início, por meio de metodologias ativas, que pressupõem interação e participação dos estudantes em salas de aulas, laboratórios, ambientes virtuais de aprendizagem, escolas do ensino básico, grupos de pesquisa e núcleos de extensão. Os docentes têm larga experiência na área, bem como produção científica consolidada. De natureza interdisciplinar, o curso foi concebido de forma a articular-se com outro curso ofertado pela Universidade: o Bacharelado em Estudos da Linguagem.

 

Atuação profissional

Os egressos podem atuar profissionalmente como professores de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa e suas respectivas literaturas na Educação Básica (formação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio) em escolas públicas e particulares; escolas bilíngues; institutos de idiomas; ONGs de educação; monitoria em museus; elaboração e revisão de material didático em editoras; correção de produções textuais de avaliações em larga escala; atuação em projetos culturais em ONGs (salas de leitura, contação de histórias, jogos pedagógicos etc.); aulas de Língua Portuguesa para estrangeiros; aulas de Língua Inglesa em cursos livres (em empresas ou ONGs); aulas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para fins específicos; participação em eventos como tradutor ou intérprete, entre outras possibilidades.

 

Parcerias e estágios

No Curso de Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa – Licenciatura, o estágio tem um papel fundamental na construção do perfil do profissional que se deseja formar. Ele tem início, no primeiro período e, a partir do terceiro período, inicia-se o Estágio Supervisionado em instituições parceiras. Por meio das atividades de estágio, promove-se a vivência da realidade escolar de forma integral, a participação em conselhos de classe/reuniões de professores e a relação entre a Universidade e a rede de escolas da Educação Básica.

A parceria entre a Universidade e as escolas de Educação Básica, por meio de convênios, possibilita o desenvolvimento, a testagem, a execução e a avaliação de estratégias didático-pedagógicas, vivências que possibilitam a relação entre teoria e prática, articulando-se o currículo do curso a aspectos práticos da Educação Básica.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

Sem. Disciplina CH
1 Língua: Sistema e Uso 36
Fundamentos Teóricos da Educação 54
Gestão, Planejamento e Políticas Públicas Educacionais 72
Língua Inglesa: Diversidade na Língua e na Cultura 72
Projeto de Extensão: Literatura 36
Projeto interdisciplinar integrado “Diversidades Linguísticas e Culturais” 18
Seminário: Introdução aos Estudos Literários: Conceitos Fundamentais de Teoria Literária 54
Seminário - Língua Portuguesa: História, Cultura, Identidade Nacional e Ensino 54
Supervisão de Estágio: Língua Inglesa 36
2 Formação do Leitor Literário 36
Gênero, Texto e Discurso 36
Língua Brasileira de Sinais 36
Língua Portuguesa: Modalidades Oral e Escrita – Retextualizações 36
Educação, Cidadania e Direitos Humanos 36
Língua Inglesa: Compreensão Escrita e Ensino da Leitura 54
Língua Inglesa: Narrativas Orais e de Sala de Aula 36
Literatura Brasileira: Narrativa Moderna e Contemporânea 36
Projeto de Extensão: Linguística 36
Projeto interdisciplinar integrado “A leitura do texto e a leitura do mundo” 18
Seminário - Língua Portuguesa: Leitura, Ensino e Avaliação 54
Supervisão de Estágio: Língua Portuguesa 36
3 Introdução ao Pensamento Teológico 54
Multiletramentos: As Práticas de Linguagens e Suas Tecnologias 54
Língua Portuguesa: Resolução de Problemas Gramaticais 36
Conhecimento Pedagógico: Didática e Currículo 54
Língua Inglesa: Expansão Lexical e Atualidades 54
Língua Inglesa: Normatividade e Usos 36
Literatura Portuguesa: Ficção Moderna e Contemporânea 36
Projeto interdisciplinar integrado “A construção de textos em diferentes contextos” 18
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 72
Supervisão de Estágio: Linguística 18
4 Língua Inglesa: Ação Humana e Meio Ambiente 36
Teologia em Diálogo com a Comunicação e a Arte 54
BNCC: Práticas de Linguagem na Sala de Aula 36
Análise Exploratória de Dados 54
Latim: Língua e Cultura 36
Seminário - Língua Portuguesa: Produção Textual, Ensino e Avaliação 54
Oficina - Língua Inglesa: Narrativas Escritas 36
Projeto Interdisciplinar Integrado “A produção textual em diferentes perspectivas” 18
Seminário: Literatura, Territorialidade e Paisagem 36
Supervisão de Estágio: Linguística 18
5 Língua Portuguesa: Aspectos Formais e Recursos Expressivos 36
Políticas Linguísticas 36
Ensino – Aprendizagem de Língua Inglesa: Questões Metodológicas 36
Língua Portuguesa: Construção de Sequências Didáticas 36
Oficina - Análise e Produção de Materiais Didáticos Digitais 36
Oficina: Avaliação e Preparação de Material Didático em Língua Inglesa (*) 54
Oficina - Produção de Textos e Análise Linguística/Semiótica 72
Optativa da Universidade I 54
Projeto Interdisciplinar Integrado “Práticas de ensino de linguagem na escola e suas tecnologias” 36
Seminário: Literatura Brasileira: Poesia Moderna e Contemporânea 36
Supervisão de Estágio: Literatura 18
6 Educação para Inclusão e Diversidade 54
Ensino de Língua em Contextos Multilíngues 36
Literatura Portuguesa: Poesia Moderna e Contemporânea 36
Optativa da Universidade II 54
Oficina – Ensino de Língua Portuguesa: Práticas Inovadoras 54
Projeto Interdisciplinar Integrado “Práticas de ensino de linguagem na escola e suas tecnologias” 36
Seminário: Aquisição de Língua: L1 E L2 36
Seminário: Arte e Cultura 36
Supervisão de Estágio: Literatura 18
Tendências no Ensino de Língua Inglesa: Tecnologias e Educação Bilíngue 36
Estudos Orientados (Literatura) 18
7 Eletiva I 54
Literatura Inglesa: de Shakespeare à Contemporaneidade 36
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso I – (PTCC I) 36
Projeto de Extensão: Língua Inglesa 36
Seminário: Literatura e Cultura Africanas de Língua Portuguesa 36
Seminário: Literatura Infantil e Juvenil 54
Supervisão de Estágio: Língua Portuguesa 18
Supervisão de Estágio: Língua Inglesa 18
Estudos Orientados (Linguística) 18
8 Eletiva II 54
Oficina - Linguística do Inglês 36
Literatura Norte-Americana 36
Oficina - Descrição Gramatical do Português Brasileiro (*) 54
Oficina – Língua Portuguesa: Redação Acadêmica 36
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso II – (PTCC II) 18
Projeto de Extensão: Língua Portuguesa 36
Supervisão Estágio: Língua Portuguesa 18
Supervisão Estágio: Língua Inglesa 18

 

CORPO DOCENTE

NOME TITULAÇÃO ÁREA E SUBÁREA DE CONHECIMENTO
Alzira Leite Vieira Allegro Doutora Letras-Linguística / Literatura
Ana Luiza Marcondes Garcia Doutora Letras-Linguística
Ana Maria Soares de Salles Mariano Mestre Letras-Linguística /Literatura
Ana Rosa Ferreira Dias Doutora Letras-Linguística /Língua Portuguesa
Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa Doutora Letras-Linguística/Língua Inglesa
Anna Elisa Machado Cysne Doutora Letras-Comunicação /Língua Inglesa
Aparecida Regina Borges Sellan Doutora Letras-Linguística/Língua Portuguesa
Carlos Eduardo S. Ferreira de Souza Mestre Letras-Linguística/Literatura
Cassiano Butti Mestre Letras-Linguística/Língua Portuguesa
Claudio Piccolo Doutor Letras-Linguística/ Língua Inglesa
Dieli Vesaro Palma Doutora Letras-Linguística/ Língua Portuguesa
Elisabete Alfeld Rodrigues Doutora Letras-Linguística /Literatura
Izilda Maria Nardocci Doutora Letras-Linguística/ Língua Portuguesa
Jarbas Vargas Nascimento Doutor Letras-Linguística/ Língua Portuguesa
João Batista Teixeira da Silva Mestre Letras-Linguística / Língua Inglesa
João Hilton Sayeg de Siqueira Doutor Letras-Linguística /Língua Portuguesa
Karlene do Socorro da Rocha Campos Doutora Letras-Linguística /Língua Portuguesa
Lílian Maria Ghiuro Passarelli Doutora Letras-Linguística /Língua Portuguesa
Luiz Antonio Ferreira Doutor Letras-Linguística/Língua Portuguesa
Madalena Guasco Peixoto Doutora Educação
Marcia Pedreira Doutora Letras-Linguística/ Língua inglesa
Maria Aparecida Caltabiano Magalhães Borges da Silva Doutora Letras-Linguística
Maria Aparecida Junqueira Doutora Letras-Linguística /Literatura
Maria Celina Teixeira Vieira Doutora Educação
Maria Cristina da Cunha Pereira Yoshioka Doutora Fonoaudiologia
Maria Fachin Soares Doutora Letras-Linguística /Língua Inglesa
Maria Otília José Montessanti Mathias Doutora Educação
Marilena Zanon Doutora Letras-Linguística/Língua Portuguesa
Nancy dos Santos Casagrande Doutora Letras-Linguística/Língua Portuguesa
Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos Doutora Letras-Linguística/ Língua Portuguesa
Sueli Cristina Marquesi Doutora Letras-Linguística/Língua Portuguesa
Valeuska França Cury Martins Mestre Letras-Linguística/Língua Portuguesa
Vera Lucia Cabrera Duarte Doutora Letras-Linguística/Língua Inglesa
Victoria Claire Weischtordt Mestre Letras – Linguística-Tradução
Coordenação
Coordenador(a)
avatar_quadrado.jpg
Profa. Dra. Sueli Cristina Marques
Contato

Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes Rua Monte Alegre, 984, Sala T-38 - Perdizes – São Paulo - SP
Edifício Reitor Bandeira de Mello – Sala 212


Horário de funcionamento:
De 2ªa 6ªfeira, das 7h às 22h Sábado, das 7h30 às 16h

Telefone:

(11) 3670-8217
 

Email: 
coor.faficla@pucsp.br
 

 

Menu
Graduação
Vestibular
Sou PUC