Língua Portuguesa - Licenciatura

O curso de Letras – Português objetiva, principalmente, formar professores de Língua Portuguesa para a Educação Básica, por meio da ampliação do conhecimento científico e humanístico, tornando-os competentes e habilidosos para planejar, organizar, coordenar, executar, acompanhar e avaliar tarefas próprias de ambientes escolares e não escolares relativos ao ensino de língua materna, em sintonia com as mudanças sociais e tecnológicas, cujo impacto, na educação, dentro de princípios éticos, didáticos e pedagógicos, visa a ampliar e a elevar a qualidade dos índices sociais e de ensino no Brasil. De modo interdisciplinar, são contemplados conteúdos transversais, consubstanciados em disciplinas de natureza teórica e prática, bem como em estágios supervisionados e atividades de pesquisa e investigação científica.

Prof. João Hilton Sayeg de Siqueira

Coordenador:
Prof. João Hilton Sayeg de Siqueira

Vice-Coordenadora:
Profa. Izilda Maria Nardocci

O que dizem nossos estudantes

Quando cheguei ao curso de letras da PUC-SP, formado em escola pública, já havia tido uma experiência negativa em outra universidade. Chegara à conclusão de que não sabia falar em público e que tinha uma inabilidade muito grande com a escrita. Aquela seria minha última tentativa. Em meio às aulas de transcrição da oralidade para a escrita, de imersão ao texto, de fonética e fonologia e dentre o passeio pela literatura, aprendi a falar em público e a desenvolver a escrita graças ao curso de letras português da PUC-SP e a perspectiva humanística de nossos professores, que ajudaram, certamente, no meu desenvolvimento como profissional, mas, sobretudo, no meu desenvolvimento como ser humano. Depois de formado pude apresentar meu trabalho em comunicações nas principais universidades de São Paulo, escrevi minha dissertação de mestrado que se tornou livro publicado, ingressei no doutorado e falei sobre a minha pesquisa duas vezes na Faculdade de Letras do Porto e na Faculdade de Educação da Politécnica de Santarém (ambas em Portugal).

Tiago Ramos e Mattos

Egresso de Letras: Língua Portuguesa PUC-SP

Doutorando em Língua Portuguesa pela PUC-SP

Sérgio