Estudos da Linguagem

Grau

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Mensalidade

Valor ingressantes (2022): R$2.160,00

Apresentação

Por que cursar Estudos da Linguagem na PUC-SP?

As demandas por conhecimentos especializados em linguagem não param de crescer e de se diversificar, desafiando a pesquisa e instigando novas áreas de atuação para especialistas. É crescente a busca por profissionais com uma formação em linguagem que lhes permita atuar em diferentes campos de atividades e em situações novas, como as das mídias digitais.

O Curso Bacharelado em Estudos da Linguagem, em vez de tomar como objeto uma língua e sua literatura, volta-se para o corpo de conhecimentos e os campos de investigação que, no âmbito das Ciências da Linguagem, permitam intervenções inovadoras em práticas de linguagem constitutivas de diferentes áreas profissionais. O curso foi concebido de forma a articular-se com outros ofertados pela Universidade, como Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa – Licenciatura, Direito, Políticas Públicas, Ciências de Dados e Inteligência Artificial.

 

Atuação profissional

Os egressos do curso podem atuar profissionalmente, de maneira interdisciplinar, em diferentes situações socioculturais da vida cotidiana que demandem o uso equacionado da linguagem verbal, tanto na modalidade escrita quanto na modalidade oral dos usos linguísticos.

Podem, por exemplo: preparar profissionais que lidam com a linguagem para atuarem como mediadores de leitura e agentes culturais; desenvolver, junto a empresas e instituições públicas ou privadas, uma “ética conversacional” que colabore para a manutenção de um convívio agradável em ambientes de trabalho; desenvolver trabalhos para tornar a linguagem – jurídica, médica, científica etc. – acessível ao cidadão leigo; desenvolver trabalhos de preparação, revisão e padronização de textos na área editorial; assessorar colaborativamente profissionais, como médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, jornalistas, advogados, tradutores etc., no que diz respeito aos usos profissionais da linguagem verbal; refletir sobre os modos de dizer que devem ser praticados pelo Estado, em sites oficiais, especialmente os de prestação de serviços do governo eletrônico, entre outros.

 

Parcerias e estágios

Embora o estágio curricular não seja obrigatório no Curso Bacharelado em Estudos da Linguagem, o estudante que manifeste interesse pode realizá-lo em qualquer período do curso. Além disso, ao longo do processo de formação do bacharel, de maneira integrada à proposta pedagógica do Curso, são realizadas atividades que possibilitam o desenvolvimento de habilidades voltadas à aplicação prática de conceitos teóricos em situações reais de usos da linguagem.

Convênios com instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais, universidades nacionais e estrangeiras (com possibilidades de intercâmbios de estudantes e professores e trocas em âmbitos tecnológicos e metodológicos), empresas, editoras, veículos de comunicação, etc., possibilitam a aproximação dos estudantes aos principais espaços de atuação profissional dos egressos do Curso.

 

Coordenação
Coordenador(a)
Foto da Coordenadora do Curso de Graduação em Estudos da Linguagem
Prof. Ana Luiza Marcondes Garcia
Contato

Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes Rua Monte Alegre, 984 – Perdizes, São Paulo/SP
Sala T-38


Horário de funcionamento:
De 2ªa 6ªfeira, das 7h às 22h
Sábado, das 7h30 às 16h

Telefone:

(11) 3670-8217
 

Email: 
coor.faficla@pucsp.br
 

Redes Sociais Oficiais
Menu
Graduação
Vestibular
Sou PUC