Engenharia Elétrica

Grau

Bacharelado 

Modalidade

Presencial

Mensalidade

Apresentação

Os engenheiros eletricistas formados na PUC-SP são profissionais generalistas, que atuam nos campos relacionados a energia elétrica, eletrônica e tecnologias da informação. O curso de Engenharia Elétrica está dividido em oito grandes eixos, entre específicos e básicos.

Eixo Sistemas Elétricos Analógicos  

Neste eixo, os estudantes adquirem conhecimentos relacionados a circuitos elétricos em corrente contínua; circuitos em corrente alternada; dispositivos eletrônicos, como resistores, capacitores, indutores, diodos, transistores, amplificadores operacionais. Trata-se de um módulo básico e de formação sólida, que promove compreensão dos fenômenos da eletricidade e do projeto, análise e validação de circuitos.

Eixo Sistemas Digitais Computacionais  

As disciplinas relacionadas a esse eixo abordam conteúdos como programação de computadores, linguagens de programação, circuitos digitais e sistemas microcontrolados. O engenheiro eletricista aprende como construir códigos e como executá-los nos processos de automação de processos e aplicações.

Eixo Sistemas de Energia e Controle  

Questões como conversão de energia (hidroelétrica, termoelétrica, eletromecânica); sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; controle e automação são estudados nesse eixo. A compreensão do funcionamento de sistemas energéticos, redes trifásicas, transformadores de tensão e instalações elétricas residenciais é geralmente associada à profissão de engenheiro elétrico. Os estudantes terão contato com técnicas matemáticas, como a análise de malhas e o projeto de controladores para atuação em projetos das mais diversas áreas.

Eixo Sistemas de Telecomunicações  

As tecnologias de comunicação são essenciais em nosso mundo moderno. Conhecer a teoria do eletromagnetismo e sua aplicação em antenas e micro-ondas permite a inserção do engenheiro eletricista no mundo das grandes corporações de telefonia, rádio e TV e emissoras de TV a cabo. Nesse eixo, os estudantes estudam os sistemas de comunicação de dados, teoria de redes e técnica de processamento de sinais.

Eixo Sistemas Mecânicos, Térmicos e Hidráulicos 

Neste eixo, discutem-se temas básicos na formação de qualquer engenheiro, tais como princípios físicos dos sistemas mecânicos, térmicos e hidráulicos. São também abordados aspectos relacionados a desenho técnico, simulação e análise por softwares tridimensionais de peças e dispositivos. A compreensão desses princípios ajuda o profissional a projetar e aplicar produtos e processos específicos nos contextos em que se insere.

Eixo Ciências Humanas, Sociais e Ambientais  

Aqui, enfocam-se aspectos sobre meio ambiente, ética, empreendedorismo e administração. Promove-se a formação discente tendo-se em vista a inserção do profissional no mercado de trabalho, seja através de sua própria empresa, seja trabalhando em multinacionais dos mais diferentes setores. 

Eixo Matemática  

A meta neste eixo é ensinar o ferramental de cálculo, álgebra e estatística para auxiliar na resolução dos problemas de engenharia. Abordam-se aspectos de matemática aplicada, considerando-se teoremas e conceitos diversos.

Eixo Disciplinas Associadas 

Este eixo contempla o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o Estágio Supervisionado e a abordagem de métodos científicos aplicados à Engenharia. Tais atividades consistem em disciplinas associadas, pois dão suporte à formação generalista e integral dos discentes.
Coordenação
Coordenador:
coord_Giuseppe.jpg
Prof. Me. Giuseppe Renato Di Marzo
Contato

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Rua Marquês de Paranaguá, 111 - Consolação, São Paulo/SP
 

 

Horário de funcionamento:
De 2ªa 6ªfeira, das 7h às 22h30
Sábado, das 7h30 às 16h
 

Telefones:
(11) 3124-7222 / 3124-5744
 

E-mail:
fcet@pucsp.br
 

Menu
Graduação
J.PUC-SP
Sou PUC