Apresentação
O Curso Bacharelado em Práticas Inclusivas da PUC-SP situa-se na interface das áreas da Saúde, Educação e Gestão. Nessa perspectiva, forma profissionais com competências técnicas, políticas, relacionais, gerenciais e éticas para gerir práticas inclusivas voltadas para a pessoa com deficiência e seus familiares, em diferentes contextos e em todos os ciclos da vida: da infância à velhice. A estrutura curricular privilegia o trabalho com projetos, contribuindo para a formação integral dos estudantes, que terão oportunidade de vivenciar experiências com indivíduos vulneráveis em diferentes momentos, sempre com a orientação de docentes com ampla experiência na área.
Atuação profissional
Os egressos do curso podem trabalhar com equipes multiprofissionais, orientando os processos de inclusão de indivíduos vulneráveis, levando em conta suas famílias e as instituições sociais que os recebem, com base em procedimentos e técnicas baseadas em evidência, entre elas as práticas comportamentais. O campo de atuação do gestor de práticas inclusivas é amplo e diverso, contemplando escolas; setores da área de Recursos Humanos relacionados à gestão de pessoal e cotas de inclusão; empresas do setor público (secretarias de educação, do trabalho e órgãos relacionados a processos de inclusão); universidades; hospitais; consultoria para laboratórios, shoppings e aeroportos; instituições de entretenimento (parques, cinemas, museus) etc.
Parcerias e estágios
Com o objetivo de favorecer a compreensão e a aplicação dos conceitos adquiridos em sala de aula, o estágio é um processo de integração que muito contribui para a formação do gestor de práticas inclusivas. Por meio de experiências em situações reais que se apresentam em diversos contextos (familiar, social, cultural, profissional, educacional, entre outros), os estudantes vivenciam o espaço profissional de forma crítica e atuante.
ESTRUTURA CURRICULAR
Sem. | Disciplina | CH |
---|---|---|
1 | Desenvolvimento Infantil (cognitivo, motor, de linguagem e social) | 72 |
Desafios da inclusão na primeira infância: dimensão histórica e atualidades (teoria/casos) | 72 | |
Conceitos básicos da Análise do Comportamento | 72 | |
Projeto Semestral: Infância | 72 | |
Integração e Sistematização de conteúdos: Infância | 36 | |
Introdução ao Pensamento Teológico | 54 | |
Estudos orientados: infância | 72 | |
2 | Desenvolvimento na Pré-Adolescência e Adolescência (cognitivo, motor, social e de linguagem) | 72 |
Conceitos básicos da Análise do Comportamento e comunicação/linguagem – comportamento verbal | 72 | |
Desafios da inclusão na pré-adolescência e adolescência: dimensão histórica e atualidades (teoria/casos) | 72 | |
Projeto Semestral: Pré-Adolescência e Adolescência | 72 | |
Integração e sistematização de conteúdos: Pré-Adolescência e Adolescência | 72 | |
Teologia em Diálogo com a Saúde | 54 | |
Estudos Orientados: Pré-Adolescência e Adolescência | 72 | |
3 | Desenvolvimento do Adulto (cognitivo, motor, social e de linguagem) | 36 |
Tecnologias Assistivas e Adaptações na Gestão de Práticas Inclusivas em Diferentes Contextos | 54 | |
Práticas Baseadas em Evidências da Psicologia para Intervenção com Pessoas com Necessidades Especiais | 72 | |
Atividade prática: desenvolvimento humano/cognitivo | 36 | |
Projeto Semestral: Adulto | 72 | |
Delineamento de pesquisa, pesquisa aplicada e ética | 18 | |
Técnicas e estratégias para treinamento de equipe | 18 | |
Estudos Orientados: Adult0 | 72 | |
4 | Desenvolvimento do Idoso (cognitivo, motor, social e de linguagem e social) | 72 |
Atividade prática e desenvolvimento humano (visual/auditivo/fonador/motor/sensorial/cognitivo/pedagógico/verbal/comunicação/social | 144 | |
Projeto Semestral: Idoso | 72 | |
Gestão Aplicada: mediação de conflitos em diferentes contextos sociais | 36 | |
Família, Instituições e Sociedade | 36 | |
Estudos Orientados: Idoso | 72 | |
5 | Estágio em Serviço | 216 |
Debriefing/Estudo de Casos I | 36 | |
Conduta Ética na Prestação de Serviços para a Pessoa com Deficiência | 36 | |
TCC - Metodologia | 36 | |
Eletiva I | 36 | |
Optativa da Universidade I | 54 | |
6 | Estágio em Serviço II | 216 |
Debriefing/Estudo de Casos | 36 | |
Gestão de Carreiras e Mentoring | 36 | |
TCC - Orientação | 36 | |
Eletiva I | 36 | |
Optativa da Universidade II | 54 |