Publicações

Publicações

Livros, capítulos, periódicos

 

2022 

  • Publicação do Relatório de pesquisa “Formação de professores em rede”, acessível em menu lateral de http://www.pucsp.br/forpec/
  • GAETA, C. D. ; MASETTO, M. T. Desafios e Superações na Implantação e Gestão de Currículos Inovadores no Ensino Superior. 1. ed. São Paulo: Educ, 2022. v. 1. 106p
  • MASETTO, M. T. Docência no Ensino Superior: quando ela faz a diferença na vida do aluno. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL, v. 22, p. 1316-1338, 2022.
  • MASETTO, MARCOS TARCISO; FREITAS, SILVANA ALVES. Formação para a Docência Universitária. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 20, p. 845-867, 2022
  • MASETTO, M. T.; GAETA, C. D. ; Zukowski- Tavares, C. ; MENGARELLI, R. ; FREITAS, S.A. ; RODRIGUES, E. N. ; LAZARINI, J. N. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REDE: Relatório final de pesquisa. 2022. (Relatório de pesquisa).
  • Beijos. Marcos

2021 

2020 

  • Dossiê Temático: Desafios Curriculares: Diversidade e Inovações na Contemporaneidade. FELDMANN, M. G; MASETTO, M. T. (Coordenadores), Revista e-Curriculum Ano 2020, v.19.série 3




  •  
  •  
  •  
  • Desafios e superações do contínuo processo de implementação político-pedagógica da UFPR litoral. MENGARELLI, Rodrigo Rosi; CAVALLET, Valdo José Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.3, p.1118-1139, 2020.

  • O permanente ciclo da inovação curricular no ensino superior. GAETA, Cecilia. São Paulo. Revista E-currículo Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.3, p. 1197-1213. 2020

  • A Relação entre Adultos na perspectiva de Aprendizagem na Universidade. MASETTO, Marcos. Revista Brasileira de Comunicação Organizacional Ano 2020, v.17 série, 32

  • Exercer a docência no Ensino Superior na Contemporaneidade com sucesso: um grande desafio. MASETTO, M. Revista Diálogo Educacional, Ano, 2020. vol.20, série 5

  • Social distancing effects on the teaching systems and teacher education programmes in Brazil: reinventing without distorting teaching. PRATA- LINHARES, CARDOSO, LOPES-JR, ZUKOWSKY-TAVARES. Journal Of Education For Teaching , v. 46, p. 1-11, 2020.

  • Repercussões do plano nacional de formação dos professores da educação básica (PARFOR) no processo de formação docente sob o olhar do estudante de pedagogia. ZUKOWSKY-TAVARES, Cristina; KELLER- FRANCO, Elize ; OLIVEIRA, C. ; CARVALHO, D. K. ; LEITE, E. https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p18-34, v. 1, p. 18-34, 2020.

  • A Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral como uma possível formação em contraposição à ideologia cientificista: alguns caminhos e caminhares educativos pelo caos simbólico da sociedade de consumo. MENGARELLI, Rodrigo Rosi In: SILVA, Lenir Maristela et al. EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: 10 ANOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA UFPR LITORAL. Curitiba: Ed. UFPR, p.213, 2020.

  • Percursos da educação formal e não formal em tempos de pandemia. SOUZA, B. S.; COSTA, C. X.; PUPATTO, M. G.; CAMPOS, P. P In: ALMEIDA, F. J.; ALMEIDA, M. E. B.; SILVA, M. G. M. (Orgs.). De Wuhan a Perdizes: Trajetos Educativos. São Paulo: EDUC, 2020. p. 78-92.

  • Formação em avaliação no ensino superior: um protocolo para análise de itens de múltipla escolha. ROSSIT; SEIFFERT; TOMBI; GERAB; ZUKOWSKY-TAVARES, CRISTINA In: ROSSIT e SEFFERT. (Org.). AVALIAÇÃO, CURRICULO, DOCENCIA E FORMAÇÃO EM SAUDE: itinerários percorridos. 1ed.Sao Paulo: UNIFESP/ CEDESS, 2020, v. 1, p. 277-290.

  • Integração das tecnologias digitais na educação básica: concepções docentes. LOUREIRO; CAVALCANTI; ZUKOWSKY-TAVARES, CRISTINA. .In: TEDESCO e LACERDA. (Org.). EDUCAÇÃO DIGITAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 1ed.CURITIBA: BAGAI, 2020, v. 1, p. 152-169.

2019 

  • Trajetória da Pedagogia Universitária e Formação de Professores para o Ensino Superior no Brasil. MASETTO e GAETA. Revista Em Aberto - INEP, v. 32.
     
  • Tempo, espaço e práticas pedagógicas. MASETTO, M. T. In: Silva; Nascimento; Zen. (Org.). Didática: abordagens teóricas e contemporâneas. EDUFBA, 2019, v. 1
     
  • Compreensão leitora e a geração de inferências: fator de aprendizagem. RODRIGUES, E. in SEBRA, A., FERRI, C., VIDAL, L., Maia, S. Aprendizagem: Compreensão, Desafios e Possibilidades. Editora CRV ano de 2019
     
  • Concepções docentes sobre o uso das tecnologias na educação. Renote. Revista novas tecnologias na educação. LOUREIRO, A. C.; CAVALCANTI, C. C.; ZUKOWSKY-TAVARES, CRISTINA, v. 17, p. 468-477, 2019.
     
  • O portfólio na construção de saberes docentes em saúde. ZUKOWSKY-TAVARES, Cristina; RUIZ - MORENO, L.; LIMEIRA, P. C. Pro-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 30, p. 1-19, 2019.
     

2018 

  • Trilhas abertas na Universidade: inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. MASETTO, M. Editora Summus.
     
  • Currículos por projetos: repercussões para a inovação na educação superior e no ensino das engenharias.  MASETTO; KELLER-FRANCO. Revista Espaço do Currículo.
     
  • Currículo inovador no ensino superior: um debate em busca do conceito vigente. GAETA e MASETTO In: De la Casa, Estevam; Cunha Dayse. (Org.). Educação superior: desafios e perspectivas transdisciplinares. 1ed.Minas gerais: UFMG, 2018, v. 1, p. 36-43
     
  • Formação de Educadores para a Escola Básica, MASETTO, M.T. in Passos, Laurizete Ferragut (Org.) Formação de Formadores e Cursos de Licenciatura: Contextos, Práticas e Pesquisas, Pontes Editores, 2018
     
  • Tempo, Espaço e Práticas Pedagógicas – MASETTO, Marcos T - Endipe /2018, Salvador, Bahia.
     
  • Metodologias Ativas no Ensino Superior: para além da sua aplicação, quando fazem a diferença na formação de profissionais? MASETTO, Marcos T. - Revista E- Curriculum, PUCSP, 2018

2017 

  • Projetos Educacionais e sua Gestão. MASETTO MARCOS T. e CARNEIRO, Wanderley– in Gestão Educacional e Tecnologia, Ed. Avercamp, Orgs. MYRTES ALONSO et all. Editora Avercamp.
     
  • Fundamentos educação superior.GAETA, CECILIA. (E-book).  EdItora. Senac
     
  • Dossiê Currículo, Culturas e Contextos Integrados à Formação de Educadores. E-Curriculum (PUCSP). (org) MASETTO, FREITAS, FELDMAN.
     
  • Contexto, Currículo e Formação de professores em um curso de fisioterapia. GAETA. Dossiê Revista e-curriculum da PUCSP
     
  • O Currículo no contexto atual: a interface com o trabalho pedagógico. FREITAS, S. A.; MASETTO, M. T.; FELDMANN, M. G. Revista Cocar (UEPA), v. 2, p. 53-75,
     
  • Avanços Curriculares na Formação Inicial dos Professores – KELLER e MASETTO – Revista Contrapontos (on line)
     
  • Inovação Curricular no Ensino Superior – MASETTO e GAETA, Revista Docência no Ensino Superior – IEAT -UFMG

2015 a 2016 

  • University Teachers Professional Development: Brazilian Context and Experiences. In: Flores; Barwani. (Org.). Redefining Teacher Education for the Post-2015 Era: Global Challenges and Best Practices. 1ed.Hauppauge NY: Nova Science Publishers, 2016, v. 1, p. 189-200.  GAETA e PRATA-LINHARES 
     
  • Desafios para a Docência Universitária na Contemporaneidade -Professor e aluno em inter-ação adulta. São Paulo, Avercamp, 2015. MASETTO
     
  • Repensando o planejamento didático para uma prática inovadora em um curso de formação docente. In: Farias; Lima; Cavalcante; Sales. (Org.). Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores. 1ed.Fortaleza: EDUECE, 2015, v.2, p. 1-9. GAETA e PRATA-LINHARES 
     
  • Currículo Inovador. Revista Forges, v. 4, p. 273-290, 2016. MASETTO e GAETA.
     
  • Desafios para a formação dos professores do ensino superior. Revista Triângulo, v. 8, p. 04-13, 2015. MASETTO e GAETA. 
     
  • Formação de professores para currículos inovadores no ensino superior: um estudo num curso de direito. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 13, p. 5-27, 2015. MASETTO e ZUKOWSKI
     
  • Metodologias Ativas em Cursos de Graduação em Direito. In: Farias; Lucena Lima; Cavalcante; Sales. (Org.). Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. 1a.ed.Fortaleza: Ed.UECE, 2015, v. 02, p. 04207-04216. MASETTO; TAVARES; WILD.
     
  • Formação inicial de educadores: currículo, trabalho pedagógico e inovação. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. v.14, p. 1130-1150, 2016. FELDMANN, MASETTO, FREITAS
     
  • O Currículo no contexto atual: a interface com o trabalho pedagógico. Revista Cocar (UEPA), v. 2, p. 53-75, 2016. FREITAS; MASETTO; FELDMANN.

2012 a 2014 

  • Professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. 1. ed. São Paulo: Editora Senac, 2013. v. 1. 139p; GAETA, MASETTO.
     
  • Inovação no Ensino Superior. São Paulo: Edições Loyola, 2012, v. 1, p. 15-36. MASETTO. (org)
     
  • Docência e profissionalismo no ensino superior. Brazilian Geographical Journal: geosciences and humanities research medium, v. 4, p. 38-49, 2013. MASETTO, GAETA.
     
  • Educación superior e innovación curricular: resultados de una investigación interinstitucional en red. Semina. Ciências Sociais e Humanas (Online), v. 34, p. 99-108, 2013. MASETTO; PRATA- LINHARES.
     
  • Pós-graduação lato sensu: espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior. Olhar de Professor (UEPG. Impresso), v. v.16, p. 343, 2013. GAETA, PRATA- LINHARES.
     
  • Currículo por projetos no ensino superior: desdobramentos para a inovação e qualidade na docência. Triangulo, v. 5, p. 03-21, 2012. FRANCO, MASETTO.
     
  • Gestão de currículo e formação de professores em cursos de pós-graduação lato sensu. In: Pimenta et all. (Org.). Políticas de formação inicial e continuada de professores. Araraquara: Junqueira&Marin Editores, 2012, v. 2, p. 001404-001414; GAETA e PRATA - LINHARES. 

2008 a 2011 

  • Inovação Curricular no Ensino Superior. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 7, p.01-20,2011
    MASETTO.
     
  • The cooperative curriculum in engineering: curricular innovation and professional development of professors. Revista Profissão Docente, v. 10, p. 1-14-14, 2010. MASETTO; GAETA; LINHARES; TAVARES; FANCO; SCHULZE.
     
  • Inovação Educacional e Formação de Professor. Revista de Educação ANEC, v. 151, p. 47-56, 2009. MASETTO.

 

Participação em congressos, textos em anais

 

2019 

  • Conferência de Abertura: Formar por competências um novo desafio para o Ensino Superior. MASETTO, M.T. Encontro de formação de Professores, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (Lajeado/RS).

  • Minicurso: Pistas para o planejamento de disciplinas para trabalhar com formação profissional por competências. MASETO, M.T. Encontro de formação de Professores, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (Lajeado/RS)

  • Palestras: Formação Docente: Questões contemporâneas e Estratégias pedagógicas no Ensino Superior. MASETTO, M.T. Seminário de formação de Docentes e Profissionais da área Programa de Pós-Graduação de Serviço Social da PUCSP

  • Palestra: Inovação Curricular e Práticas Pedagógicas e Seminário com Coordenadores de Cursos. Tema: Avaliação de Competências em Projetos Integrados. MASETTO, M.T. Encontro de Formação de \Professores. Universidade Unileste, Ipatinga (MG).

2018 

  • Projeto Inovador e socialmente comprometido em Universidade Brasileira. Masetto, M.; GAETA, C.; CARNEIRO, W. In: Forum Internacional de Innovación Universitaria - VII FIIU, 2018, Vigo- Espanha. Tendencias actuales de las transformaciones de las Universidades en una nueva sociedad digita. Vigo ( Espanha): FIIU, 2017. v. 1. p. 575-588.
     
  • A sala de aula como espaço privilegiado de aprendizagem..REHEM, SALOMON In: XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal, 2018, Lisboa. Atas do XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018. v. 1. p. 1392-1397.
     
  • Tempo, Espaço e Práticas Pedagógicas, MASETTO, Marcos T. in ENDIPE XIX, Salvador, Bahia

2017 

  • Composição e sentido do conhecimento interdisciplinar – vivência em um curso de pós-graduação. XXIV Colóquio AFIRSE - Portugal - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, tema:  A Escola: Dinâmicas E Atores – fevereiro/2017. REHEM, SALOMON
     
  • A sala de aula como espaço de construção privilegiado de aprendizagem. XXIV Colóquio AFIRSE - Portugal - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, tema:  A Escola: Dinâmicas E Atores – fevereiro/2017. REHEM, SALOMON

2015 a 2016 

  • Aproximação a um conceito de Inovação Curricular. IX Congresso Ibero-americano de Docência Universitária. Em Murcia/ Espanha- março,2016 REHEM, SALOMON
     
  • Inovação Educacional e Curricular na Educação Superior. IX Congresso Ibero-americano de Docência Universitária. Em Murcia/ Espanha- março,2016 REHEM, SALOMON
     
  • Desenvolvimento de competência profissional em curso de pós-graduação lato sensu: uma experiência inovadora. In: XVIII ENDIPE encontro nacional de didática e prática de ensino, 2016, Cuiabá, UFMT. v. 1. p. 1-7. MASETTO, GAETA
     
  • Praticas pedagógicas no ensino superior: estágio interdisciplinar, formação por competência e cultura digital. XVIII ENDIPE encontro nacional de didática e prática de ensino, 2016, Cuiabá, UFMT. v. 1. Prata-LINHARES, FRANCO
     
  • Estágio interdisciplinar: constituição dos componentes práticos da formação em outros olhares. XVIII ENDIPE encontro nacional de didática e prática de ensino, 2016, Cuiabá, UFMT. v. 1. FRANCO, FREITAS e SHULZE

2012 a 2014 

  • Processos De Mudança Nas Concepções E Práticas Da Formação Docente. XVII no ENDIPE, Fortaleza, 2014. Masetto, Gaeta, Prata-Linhares, Keller.
     
  • Currículos Inovadores na formação do profissional da saúde. VI Seminário Internacional de pesquisa no ensino da saúde do CEDESS IV Encontro pró-ensino na saúde. MASETTO, GAETA
     
  • Inovação no ensino superior. In: VIII Congresso Ibero americano de docência Universitária e superior, 2014, Rosario. Libro de resumenes. Rosario: Humanidades y artes Ediciones? H y A, 2014. v. 1. p. 273-273. MASETTO, GAETA
     
  • Atuação docente no ensino superior, mediação pedagógica e cultura digital. In: IV Seminário de Formação de Professores e I International Conference on Teacher Education, 2013, Uberaba. Seminário de Formação de Professores - Aprendizagem sem fronteiras - Learning without borders. Uberaba: UFTM, 2013. v. 4. p. 3-5. MASETTO, GAETA
     
  • Formação de professores e paradigmas curriculares inovadores: a atuação do grupo de pesquisa brasileiro como rede multiplicadora de conhecimentos e experiências reais em projetos curriculares inovadores. In: CONTECE 2013 - I Congreso Internacional Conocimiento, tecnologías y enseñanza: políticas y prácticas universitarias, 2013, Santiago de Compostela. Actas I Congreso Internacional - Conocimiento, tecnologías y enseñanza: políticas y prácticas universitarias, 2013. v. 1. p. 286-287.  ISBN/ISSN: 9788469569382. MASETTO, PRATA-LINHARES
     
  • Inovações no Ensino Superior Brasileiro na Formação de Professores e de Gestores – XVI ENDIPE, Campinas 2012. MASETTO, GAETA, TAVARES FRANCO, PRATA- LINHARES.

2009 a 2011 

  • Teachers professionalization for the teaching of tourism at the university in Brazill. In: III Congresso Internacional Nuevas tendencias en la formación permanente del professorado, 2011, v. 1. p. 373-375.GAETA E MASETTO
     
  • Brazilian research group - Teacher development and curricular paradigms: history, performance and perspectives. In: 55th World Assembly of The International Council on Education for Teaching, 2011, Glasgow. Teachers and Teacher Education: Towards excellence in curriculum, pedagogy and leadership. Wheeling: National Louis University, 2011. v. 1. p. 1-6. PRATA-LINHARES, GAETA, MASETTO, FRANCO, SHULZE.
     
  • Metodologias ativas e o processo de aprendizagem na perspectiva da Inovação. In: Congresso Internacional PBL 2010 Aprendizagem baseada em problemas, 2010, São Paulo: USP, 2010. v. 1. p. 28. MASETTTO, GAETA
     
  • Paradigma curricular inovador para formação de professor do ensino superior. In: IX Colóquio sobre questões curriculares V Coloquio Luso Brasileiro, 2010, Cidade do Porto. Debater o curriculo em todos os seus campos: Políticas, Fundamentos e Práticas curriculares. Cidade do Porto: Porto Editora, 2010. v. 1. p. 38. GAETA
     
  •  XV ENDIPE A prática de um curriculo inovador para a formação de professores do ensino superior. In: XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e Tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. p. 210.  MASETTO, GAETA, TAVARES, FRANCO, PRATA-LINHARES.
     
  • ICET (International Council on Education for Teaching) in 54th World Assembly, Universidade de  Muscat, Oman:  The Cooperative Curriculum in Engineering: curricular innovation and professors’ development; 2009. PRATA-LINHARES, GAETA, FRANCO, TAVARES, MASETTO.
     
  • PAEE’2009 (First ibero-american symposium on projects approach fore Engineering) Formação Docente para inovação no Ensino Superior: O Currículo Cooperativo em debate. FRANCO
     
  • EACH-USP- Congresso Internacional PBL2010 – M2todologias ativas e o processo de aprendizagem na perspectiva da inovação. MASETTO e GAETA.

2005 a 2008 

  • XIV ENDIPE (Porto Alegre-2008): "Formação docente para inovação no Ensino Superior. MASETTO.
     
  • XIV ENDIPE (Porto Alegre-2008): Resgate dos cursos de especialização para formação pedagógica de docentes do ensino superior 2008 GAETA
     
  • 53rd World Assembly ICET (International Council on Education for Teaching) na Universidade do Minho (Portugal): "Professional Development for the Higher Education Innovation”. PRATA-LINHARES)
     
  •  Encontro de pesquisa da PUCSP: “Currículo inovador: da teoria à prática”. MASETTO, PRATA-LINHARES, GAETA, FRANCO, TAVARES e SHULZE
     
  • IV Fórum Nacional sobre Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem, na UEL: “Implementação de novas metodologias em um curso de Licenciatura e em Ciências. MASETTO
     
  • Congresso Internacional Unicidade do Conhecimento, em Évora (Portugal): “Paradigmas curriculares alternativos e formação de professores: investigando novas formas de conceber e construir o conhecimento no ensino superior. TAVARES
     
  • II Seminário Internacional Inovações e qualidade no Ensino Superior na EACH USP: “Formação Docente para o Ensino Superior”. MASETTO, GAETA.
     
  • XIII ENDIPE (Recife-2006)."Paradigma curricular para Formação docente: princípio de provisoriedade"; TAVARES, SHULZE
     
  • XIII ENDIPE (Recife-2006). "Novo Paradigma Curricular na Formação de Docentes do Ensino Superior em Turismo". 2006. GAETA, MASETTO.

2009 a 2011 

  • Teachers professionalization for the teaching of tourism at the university in Brazill. In: III Congresso Internacional Nuevas tendencias en la formación permanente del professorado, 2011, v. 1. p. 373-375.GAETA E MASETTO
     
  • Brazilian research group - Teacher development and curricular paradigms: history, performance and perspectives. In: 55th World Assembly of The International Council on Education for Teaching, 2011, Glasgow. Teachers and Teacher Education: Towards excellence in curriculum, pedagogy and leadership. Wheeling: National Louis University, 2011. v. 1. p. 1-6. PRATA-LINHARES, GAETA, MASETTO, FRANCO, SHULZE.
     
  • Metodologias ativas e o processo de aprendizagem na perspectiva da Inovação. In: Congresso Internacional PBL 2010 Aprendizagem baseada em problemas, 2010, São Paulo: USP, 2010. v. 1. p. 28. MASETTTO, GAETA
     
  • Paradigma curricular inovador para formação de professor do ensino superior. In: IX Colóquio sobre questões curriculares V Coloquio Luso Brasileiro, 2010, Cidade do Porto. Debater o curriculo em todos os seus campos: Políticas, Fundamentos e Práticas curriculares. Cidade do Porto: Porto Editora, 2010. v. 1. p. 38. GAETA
     
  •  XV ENDIPE A prática de um curriculo inovador para a formação de professores do ensino superior. In: XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e Tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. p. 210.  MASETTO, GAETA, TAVARES, FRANCO, PRATA-LINHARES.
     
  • ICET (International Council on Education for Teaching) in 54th World Assembly, Universidade de  Muscat, Oman:  The Cooperative Curriculum in Engineering: curricular innovation and professors’ development; 2009. PRATA-LINHARES, GAETA, FRANCO, TAVARES, MASETTO.
     
  • PAEE’2009 (First ibero-american symposium on projects approach fore Engineering) Formação Docente para inovação no Ensino Superior: O Currículo Cooperativo em debate. FRANCO
     
  • EACH-USP- Congresso Internacional PBL2010 – M2todologias ativas e o processo de aprendizagem na perspectiva da inovação. MASETTO e GAETA.

2005 a 2008 

  • XIV ENDIPE (Porto Alegre-2008): "Formação docente para inovação no Ensino Superior. MASETTO.
     
  • XIV ENDIPE (Porto Alegre-2008): Resgate dos cursos de especialização para formação pedagógica de docentes do ensino superior 2008 GAETA
     
  • 53rd World Assembly ICET (International Council on Education for Teaching) na Universidade do Minho (Portugal): "Professional Development for the Higher Education Innovation”. PRATA-LINHARES)
     
  • Encontro de pesquisa da PUCSP: “Currículo inovador: da teoria à prática”. MASETTO, PRATA-LINHARES, GAETA, FRANCO, TAVARES e SHULZE
     
  • IV Fórum Nacional sobre Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem, na UEL: “Implementação de novas metodologias em um curso de Licenciatura e em Ciências. MASETTO
     
  • Congresso Internacional Unicidade do Conhecimento, em Évora (Portugal): “Paradigmas curriculares alternativos e formação de professores: investigando novas formas de conceber e construir o conhecimento no ensino superior. TAVARES
     
  • II Seminário Internacional Inovações e qualidade no Ensino Superior na EACH USP: “Formação Docente para o Ensino Superior”. MASETTO, GAETA.
     
  • XIII ENDIPE (Recife-2006)."Paradigma curricular para Formação docente: princípio de provisoriedade"; TAVARES, SHULZE
     
  • XIII ENDIPE (Recife-2006). "Novo Paradigma Curricular na Formação de Docentes do Ensino Superior em Turismo". 2006. GAETA, MASETTO.
Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC