Educ - Editora da PUC-SP

E-book: R$ 51,00 Impresso: R$ 85,00

ÉTICA, POLÍTICA, RAZÃO E RELIGIÃO
Festschrift em homenagem a Marcelo Perine

Antonio José Romera Valverde (org.)
Francisco Valdério (org.)
Helder Buenos Aires de Carvalho (org.)
Judikael Castelo Branco (org.)
Luís Manuel A. V. Bernardo (org.)

O livro "Ética, política, razão e religião" é uma expressão do reconhecimento do valor e da importância da atuação do filósofo, professor, editor e tradutor Marcelo Perine, de sua trajetória intelectual e de vida em prol da cultura filosófica brasileira, além do ser humano valioso e responsivo que sempre foi no trato diário com colegas, estudantes e amigos. Os textos aqui reunidos tratam da sua atuação profissional no contexto da filosofia no Brasil e discutem autores e temas que fizeram e fazem parte da sua trajetória intelectual; há também textos escritos a partir de temáticas não vinculadas à sua escrita filosófica, mas com o intuito de celebrar a sua presença filosófica e pessoal como ator importante no cenário brasileiro da pós-graduação stricto sensu em filosofia.

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Editora: EDUC
Ano: 2024
Edição:
Páginas: 452
Formato: 16x23 cm
ISBN: 9788528307474
ISBN E-BOOK: 9788528307351
Área: Filosofia, Comunicação, Letras e Artes


Antonio José Romera Valverde

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (FFNSM), atual Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje). Doutor em Educação – Filosofia e História da Educação – pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor titular do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Líder dos grupos de pesquisa Renascimento: Ética, Política e Religião (PUC-SP/CNPq) e Filosofia Política Contemporânea (PUC-SP/CNPq). Foi professor de Filosofia (Ética) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e representante da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (Faficla) no Comitê de Ética da PUC-SP. Pesquisador das áreas de História da Filosofia Moderna, com ênfase em Filosofia Política do Renascimento, e História da Filosofia Contemporânea, com ênfase em Ética e Filosofia Política. Pesquisa o antiutopismo de Hans Jonas e a utopia concreta de Ernst Bloch. É coeditor da Revista de Filosofia Aurora e coordenador do programa de pós-graduação em Filosofia da PUC-SP.

Francisco Valdério

Graduado em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Metodologia do Ensino Superior e professor adjunto III na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Atua na graduação em filosofia (Uema) e no Programa de Pós-graduação, mestrado acadêmico em filosofia (PPGFIL-UFMA) como professor permanente. Vice-líder do Núcleo de Estudos de Historiografias e Linguagens (NEHISLIN) da Uema/CNPq, coordenador do Núcleo de Estudos Avançados em Filosofia (Neafilos) da Uema/CNPq. Foi coordenador do grupo de trabalho Eric Weil e a compreensão do nosso tempo, vinculado à Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof). Membro do Institut Eric Weil – Université de Lille (França). Membro conselheiro do Fórum Maranhense em Defesa da Filosofia. Fundador do curso de licenciatura em Filosofia da Uema. Desenvolve suas atividades na área de Ética, Filosofia Política e Hermenêutica.

Helder Buenos Aires de Carvalho

Mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral no Boston College, USA. Fez estudos de pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e na UFMG. Professor titular da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no Departamento de Filosofia (graduação) e no Programa de Pós-graduação em Filosofia. Foi professor do Programa de mestrado em História do Brasil/UFPI e do mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente/UFPI. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética Contemporânea e em Filosofia da Tecnologia, atuando nos temas: Alasdair MacIntyre, Hans Jonas, ética, racionalidade, tradição, ética contemporânea, virtudes, Teoria Crítica da Tecnologia, pós-fenomenologia. Foi coordenador do mestrado em Ética e Epistemologia/UFPI Sobre os autores e as autoras 447 e coordenador operacional do doutorado interinstitucional em Filosofia (UFMG e UFPI). É professor colaborador do doutorado em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do mestrado em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pesquisador PQ2/CNPq desde 2018.

Judikael Castelo Branco

Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) nos cursos de licenciatura em Filosofia e do mestrado profissional em Filosofia (Prof-Filo/UFT) e do mestrado acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (MAF/UVA). É doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em cotutela com a Université de Lille (França). Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de Ética e Filosofia Política, com especial interesse pelo pensamento de Eric Weil e o de Hannah Arendt. Colaborador do Institut Eric Weil (IEW), da Université de Lille, e membro do grupo de trabalho Eric Weil e a compreensão do nosso tempo, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof).

Luís Manuel A. V. Bernardo

Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigador integrado do Ifilnova. Tendo exercido múltiplos cargos de gestão académica, é atualmente Coordenador da Secção Autónoma de Educação e Formação Geral e do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário. Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa; mestrado em Filosofia pela Nova FCSH, com uma dissertação sobre A Filosofia Moral de Eric Weil; doutoramento em Filosofia pela Nova FCSH, com uma tese intitulada Linguagem e discurso: uma hipótese hermenêutica sobre a Filosofia de Eric Weil; Agregação em Filosofia, na disciplina de Filosofia da Educação, pela Nova FCSH. Principais áreas de ensino, orientação, avaliação, investigação e publicação: História da Filosofia; Filosofia do Conhecimento e da Linguagem; Filosofia Moral e Política; Filosofia da Cultura; Filosofia da Educação. Interessa-se, em geral, pelo modo como textos, discursos, controvérsias, sistemas, com teor filosófico, sobretudo nos séculos XVIII e XX, procuram definir os sentidos da Modernidade, dedicando uma parte significativa da sua atividade à interpretação do pensamento de Eric Weil.