Educ - Editora da PUC-SP
Impressão sob demanda: R$ 32,00 E-book: R$ 20,00

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
um romance contemporâneo?

Elisabete Alfeld (org.)
Maria Rosa Duarte de Oliveira (org.)

Esta coletânea de estudos sobre "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, nasceu de uma inquietação: em que medida esse romance é nosso contemporâneo? Tal questionamento gerou um conjunto de leituras que partiram de novas chaves interpretativas para a análise crítica dessa obra-prima machadiana que, como todo clássico, continua atual entre nós, porque ainda não terminou de dizer o que tinha para dizer, parafraseando Ítalo Calvino.

Compartilhe:


Editora: EDUC
Ano: 2022
Edição:
Páginas: 130
Formato: 16x23 cm
ISBN: 9786587387888
ISBN E-BOOK: 9786587387758
Área: Filosofia, Comunicação, Letras e Artes

Elisabete Alfeld

Doutora em Comunicação e Semiótica pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (COS-PUCSP); professora do PEPG-LCL da PUC-SP e dos cursos de graduação em Letras e Comunicação e Multimeios da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (FAFICLA-PUC-SP). Tem trabalhos publicados em livros e periódicos especializados. É membro do grupo de pesquisa “O narrador e as fronteiras do relato”.

Maria Rosa Duarte de Oliveira

É professora titular de Teoria Literária no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (PEPG-LCL) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Além de trabalhos publicados em livros e periódicos especializados, nacionais e internacionais, é organizadora de várias coletâneas, nas quais também possui ensaios de sua autoria, como: “Agamben, Glissant, Zumthor: voz, pensamento, linguagem” (2013; coautoria); “Machado de Assis: contos para muitas vozes” (2015, edição bilíngue português-espanhol, coautoria); “Impasses do narrador e da narrativa na contemporaneidade” (2016; coautoria). É líder do grupo de pesquisa “O narrador e as fronteiras do relato” e editora científica da revista digital FronteiraZ.