Como publicar


Saiba mais

Publique seu livro


A Educ publica textos acadêmicos das diferentes áreas de conhecimento e de autores(as) preferencialmente docentes e vinculados(as) à PUC-SP. A Educ não publica TCCs ou dissertações.

Teses devem ser submetidas após adaptação ao formato de livro, contendo currículo acadêmico resumido do(a) autor(a); o(a) orientador(a) deverá ainda encaminhar uma carta de recomendação justificando a relevância da publicação à editora.Teses devem ser submetidas após adaptação, pelo(a) autor(a), ao formato de livro (veja orientações para transformar a tese em livro), contendo currículo acadêmico resumido do(a) autor(a); o(a) orientador(a) deverá ainda encaminhar uma carta de recomendação justificando a relevância da publicação à editora.

Para conhecer as diretrizes de submissão de obras da série “Autorias Negras”, clique aqui.


APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS

Os originais deverão ser encaminhados, em arquivo original em formato editável Word (.doc ou .docx), por e-mail, para smontone@pucsp.br e educ@pucsp.br.

Aos originais devem ser juntados:

  1. Resumo da obra (cerca de 1 página)
  2. Currículo resumido do autor, incluindo endereço para correspondência, telefone para contato e e-mail (cerca de 1 página)
  3. Breve justificativa da oportunidade de publicação da obra.

EXAME DOS ORIGINAIS

O original enviado para possível publicação passa pelas seguintes etapas:

  1. Encaminhamento, pela Editora, a pareceristas ad hoc para avaliação do conteúdo da obra.
  2. Apresentação do parecer, com uma proposta de viabilização financeira, ao Conselho Editorial, que, com base na avaliação do mérito, na adequação à linha editorial e na viabilidade financeira de sua produção, decidirá pela publicação ou não da obra. A decisão do Conselho Editorial é soberana.
  3. Comunicação da decisão do Conselho Editorial ao autor.

ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DA OBRA APROVADA

  1. Após a comunicação da decisão do Conselho Editorial, será combinado um prazo com o Autor para a entrega da versão definitiva da obra à Educ. A partir da entrega da versão definitiva, o autor não poderá realizar intervenções no texto.
  2. Imagens, gráficos, fotos, etc. de autoria de terceiros devem estar acompanhados da autorização do respectivo autor ou de quem detenha os direitos de sua publicação. No caso de fotos, os indivíduos fotografados, se reconhecíveis, devem também autorizar seu uso na publicação.
  3. Entregue a versão definitiva, será assinado um contrato de edição entre Autor e Editora.
  4. Dentro do cronograma estabelecido pela Educ, o texto passará pelo processo de produção editorial: preparação, diagramação, revisões. Durante esse processo, sempre que necessário, o responsável pela produção editorial entrará em contato com o autor para esclarecimento de dúvidas, solicitação de informações adicionais ou o que for necessário.
  5. Antes da última prova o texto será entregue ao autor para leitura final.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DO TEXTO

  1. A versão definitiva do texto deverá ser entregue completa (com todos os textos e imagens que devem fazer parte da obra). A partir da entrega dessa versão, todos os textos e imagens serão considerados finais e não será permitida a sua substituição.
  2. A versão eletrônica do texto deverá ser apresentada em Word (.doc ou .docx), preferencialmente sem o uso de qualquer mecanismo de autoformatação.
  3. Imagens, gráficos, tabelas, etc. que utilizem programa diferente do processador de texto (Word) devem ser adequadamente identificados (número, título, legenda – conforme o caso) e com o número da página do texto em que devem ser incluídos. No corpo do texto, indicar o local onde devem constar, seja incluindo ali a própria imagem, gráfico, tabela, etc., seja por meio da informação "incluir figura x (ou tabela, ou imagem, ou...) aproximadamente aqui".
  4. Imagens e fotos devem estar em alta resolução no mínimo (300 ppi) ou com no mínimo 1.500 pixels de largura e enviadas separadamente. Se isto não for possível, devem ser entregues os originais das imagens.
  5. Baixe e confira as normas da Educ.