Catálogo


A série “Autorias Negras” foi criada em 2021 com o objetivo de abrir espaços e incentivar a publicação de obras de autores negros e autoras negras, além de expandir a visibilidade sobre a temática agregando elementos propícios ao debate e ao combate ao racismo estrutural na sociedade e estimulando práticas inclusivas no próprio ambiente de produção e difusão de conhecimento. Para conhecer as diretrizes de submissão de obras, clique aqui.
Mostrando livros 1 até 5 de 5 encontrados   

Impresso | E-book

FESTAS, DRAMATURGIAS E TEATROS NEGROS NA CIDADE DE SÃO PAULO

Olaegbékizomba

Jéssica Nascimento

Em "Festas, dramaturgias e teatros negros na cidade de São Paulo: Olaegbékizomba", podemos apurar, por meio de análises de documentos e uma brilhante elaboração crítica, as várias insurgências das performances negras no campo das artes teatrais e no meio da história das teatralidades negras, temas relacionados ao modo do saber/fazer do qual configuramos nossas poéticas e reelaboramos nossa existência negra. (Adriana Paixão)


Impressão sob demanda | E-book

PROTAGONISMOS DE INTELECTUAIS NEGRAS E NEGROS NA PUC-SP

Acácio Almeida (org.)
Amailton Magno Azevedo (org.)
Wilson Roberto de Mattos (org.)

"Protagonismos de intelectuais negras e negros na PUC-SP", por meio da “automemória”, rastreia a trajetória acadêmica e política de parte das intelectuais negras e negros que na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) estudaram, militaram e pesquisaram nas décadas de 1980 a 2000. O livro suscita temas e problemas desenvolvidos nas respectivas pesquisas que permitiram elucidar viradas teóricas sob o prisma negro: crítica do racismo, reajuste de contas com a memória negra brasileira e africana, seu contributo na construção cultural da sociedade brasileira, as lutas e resistências negras na religião, política e arte, entre outros temas.


Impresso | E-book

RACISMOS, INFÂNCIAS E JUVENTUDES

entre a (des)proteção, o extermínio e a educação

Eunice T. Fávero (org.)
Adeildo Vila Nova (org.)

Esta obra é mais um desdobramento dos estudos, debates e pesquisas realizados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes – Ênfase no Sistema de Garantia de Direitos (NCA-SGD), do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que tem se debruçado sobre os nexos existentes entre questão social, relações étnico-raciais no Brasil e a intransigente defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.


Impresso | E-book

PERMANÊNCIA E PÓS-PERMANÊNCIA DE JOVENS NEGRAS E NEGROS NO ENSINO SUPERIOR

caminhos para a equidade étnico-racial

Marcus Vinicius Bomfim (org.)
Myrt Thânia de Souza Cruz (org.)
Pedro Javier Aguerre Hughes (org.)

Este livro registra simbolicamente um longo e coletivo processo de lutas e reflexões sobre a universidade como um locus de produção do conhecimento, do diálogo, democrático e plural. Assim deveria ser. Assim será. Que ele chegue às mãos de gestores do campo da educação e administrativos, às diversas comunidades docentes e discentes, como um elemento reflexivo sobre a questão da permanência preta nas universidades e além. Que alcance as mentes de todas e todos que, envolvidas(os) nas políticas institucionais das universidades – públicas, privadas, confessionais –, encorajam o encaminhamento da mudança e o aperfeiçoamento do ambiente e das relações das comunidades acadêmicas Brasil afora.


Impresso | E-book

RAÇA E GÊNERO

discriminações, interseccionalidades e resistências

Silvia Pimentel (coord.)
Siméia de Mello Araújo (coord.)
Beatriz Pereira (org.)
Mônica Melo (org.)

Esta coletânea representa um diálogo profícuo e generoso, pautado nas mulheres negras e suas experiências em um contexto marcado pela desigualdade econômico-social, pelo racismo e pelo patriarcado, mas principalmente como essas mulheres encontram formas outras de existência. As mulheres negras possuem visões e concepções de mundo que podem nos ajudar a elaborar formas mais sadias de existências humanas, pois, afinal, são sobre os seus ombros que essa estrutura desigual e desumana tem se construído.