a clínica - topo banner - clínica psicológica - puc-sp

HistÓria da CLÍnica

O primeiro curso de graduação em psicologia na PUC/SP teve início em 1964. Neste momento todas as condições para seu funcionamento já estavam dadas, ou seja, havia o reconhecimento legal da profissão e a regulamentação para o funcionamento do curso de graduação já estava estabelecida. Este curso foi oferecido pelo Departamento de Psicologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento, uma das Faculdades da Universidade Católica.
Aparentemente contraditório, o atendimento psicológico oferecido à comunidade, não surge com ou após o Curso de Psicologia, mas sim com o Instituto de Psicologia fundado e coordenado pelo Dr. Enzo Azzi , psiquiatra italiano e Dra. Aniela Ginsberg, psicóloga polonesa. A instalação da Clínica se deu pelo esforço dos professores doutores Dr. Enzo Azzi, Drª. Aniela Ginsberg e Profª Drª Ana Maria Poppovic.
A Clínica Psicológica foi oficialmente inaugurada em 24 de agosto de 1959, com finalidades didáticas (especialização em psicologia), clínicas (atendimento psicológico a comunidade) e científicas (pesquisas, publicações e intercâmbio) e é sobre esse tripé que ela continua até hoje exercendo suas funções. Desde o início do curso de psicologia, a clínica privilegia dar suporte para os estágios dos alunos deste curso e os professores passaram a assumir as supervisões e atendimentos.
Já em 1960, o paradigma do trabalho da Clínica era do tipo interdisciplinar. A equipe técnica era formada por psicólogos, neurologistas, psicopedagogo, assistente social e posteriormente por fonoaudiólogo, depois da criação deste curso na PUC/SP.
Essa equipe técnica sempre recebeu clientes de diversos extratos sócio-econômicos de São Paulo, porém privilegiando o atendimento das pessoas que não dispõem de recursos para pagar atendimentos particulares.
Desde março de 1992, está em funcionamento o atendimento a alunos, funcionários e docentes da PUC/SP.
Em 1993 a Clínica recebe o nome de Ana Maria Poppovic em homenagem póstuma.
A partir dos anos 80, os alunos se formavam e muitas vezes continuavam atendendo seus pacientes na clínica, sob a supervisão dos professores. Informalmente denominava-se este atendimento de continuação de núcleo. Em 1997, foi formalmente criado o Aprimoramento Profissional Clínico-Institucional para dar continuidade à formação profissional para psicólogos recém-formados. A articulação desses três eixos- formação continuada, pesquisa clínica e compromisso ético-clínico à população – atualiza-se a cada vez nas ações clínicas realizadas tanto na própria clínica “AMP”, quanto junto a instituições às quais a clínica presta serviços ou realiza parcerias.
A partir de 1997 deu-se início à maioria dos serviços, que são atendimentos que ocorrem independente do fluxo acadêmico de alunos, e que são propostos e coordenados pelos professores do curso de psicologia, a partir da demanda da população que nos procura.
Em 2002 foi realizada a primeira jornada da clínica Ana Maria Poppovic, cuja criação se deu pelo esforço da direção da clinica. Faltava um evento onde fosse possível comunicar as pesquisas e trabalhos aqui realizados. Nesta jornada são expostos trabalhos de aprimorandos, alunos dos núcleos do quinto ano, estagiários de especialização e supervisores de aprimoramento e serviços que se comprometem com a organização e a escolha dos temas que serão apresentados. Esses trabalhos referem-se às pesquisas desenvolvidas na clínica.
Esse evento científico, que ocorre anualmente, é aberto à comunidade dos alunos e profissionais da clínica e graduação e também pode contar com a participação de convidados. Os temas privilegiam trabalhos e pesquisas que estão sendo desenvolvidos na clínica e outros temas contemporâneos.
Concluindo, podemos dizer que a Clínica vem atendendo às necessidades acadêmicas de formação profissional nas várias disciplinas que aí atuam, instituindo-se como um campo privilegiado de integração das atividades dos estagiários de ensino, pesquisa e prestação de serviços. Propicia diversos estágios para alunos da PUC-SP. Não apenas aos alunos da Graduação do Curso de Psicologia, como também aos alunos da Pós Graduação, Aprimoramento Clínico-Institucional, Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Serviço Social.

A Clínica Psicológica teve diversos diretores, a saber:

Profa. Dra. Odete Godoy Pinheiro (1970-1976)
Profa. Dra. Rosa Maria Stefanini de Macedo (1976-1977)
Profa. Dra. Elenir Rosa Golin (1978-1981)
Profa. Dra. Odete Godoy Pinheiro (1981-1985)
Profa. Dra. Maria Cecília Corrêa de Faria (1985-1989)
Profa. Dra. Maria Helena Pereira (1989-1993)
Profa. Dra. Marcia Almeida Batista (1993-1997)
Profa. Dra. Marina Pereira R. Boccalandro (1997-2001; 2001-2005)
Prof. Dra. Felícia Knobloch (2005-2009)
Prof. Dra. Regina Sonia Gattas F. do Nascimento (2009 – 2013; 2013 - 2017)
Profa. Dra. Ida Elizabeth Cardinalli (2017 – 2021)

Profa. Dra. Marcia Almeida Batista (2021 – Atual)

Desde 1997 a clínica passa a ter vice-diretoras:

Profa. Dra. Elenir Rosa Golin (1997-1998)
Profa. Dra. Noely Montes Moraes (1998-2001; 2001-2005)
Profa. Dra. Regina Sonia Gattas F. do Nascimento (2005-2009)
Profa. Dra. Noely Montes Moraes (2009 – 2013)
Profa. Dra. Ida Elizabeth Cardinalli (2013 - 2017)
Profa. Katia El Id (2017 – 2021)

Profa. Ligia Maria Ananias Cardoso(2021 - atual)


Memorial

Os Construtores da Psicologia na PUC-SP
 
A história da Psicologia na PUC-SP entrelaça-se intimamente com a evolução da própria Psicologia no nosso país, quer enquanto Ciência, quer enquanto profissão.

A inclusão deste "Memorial" em nosso site tem um duplo objetivo:

-Homenagear estes personagens, artífices da nossa história.
-Tornar acessível as informações já disponíveis sobre a história da Psicologia na PUC-SP.

Apresentaremos os perfis de alguns personagens: Ao empenho pioneiro dos Professores Doutores Enzo Azzi, Aniela Guinsberg, Ana Maria Poppovic e devemos em grande parte a criação da nossa Clínica Escola.

Colabore conosco para a ampliação deste Memorial: envie suas sugestões, bem como material e/ou informações que possam ser aqui agregadas.

Profa. Dra. Aniela Meyer Ginsberg
Prof. Dr. Enzo Azzi
Profa. Dra. Ana Maria Poppovic

Nota: Este histórico foi elaborado pelas Profs. Dras. Marina P. R. Boccalandro, Regina Sonia Gattas F. do Nascimento e Noely Montes Moraes, componente da equipe da Clínica Psicológica da PUC-SP.