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BOLETIM CLÍNICO - NÚMERO 15 - JUNHO/2003

Boletim Clínico | Psicologia Revista | Artigos


5. ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA VIA E-MAIL - Breve informe sobre a evolução da demanda por este Serviço da Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic" (1) - Rosa Maria Farah (2) Equipe do NPPI(3)

Em março de 2002, durante a primeira Jornada da Clínica Psicológica da PUC-SP, apresentamos à nossa comunidade um relato sobre a criação e desenvolvimento - pela equipe do NPPI - deste trabalho que hoje já se constitui como uma nova modalidade de prestação de serviço em nossa Clínica Escola.

Em artigo anterior foi descrito o contexto em que este trabalho se originou, bem como sua estruturação gradativa, e mais algumas reflexões sobre as características peculiares desta forma de orientação psicológica realizada via Internet, tal como foram observadas pelo grupo de supervisão. A versão completa desse relato poderá ser consultada no número 13 Boletim Clínico publicado em agosto de 2002, ou na sua versão on line, no link pode ser acessada no link: http://www.pucsp.br/clinica/boletim13_03.htm. Nesse mesmo relato foram apresentados alguns números parciais (semestrais), relativos aos pedidos de orientação recebidos pela equipe até então.

Neste breve informativo destacaremos os dados coletados pela equipe do NPPI sobre a crescente evolução da demanda por esse serviço, de acordo com o levantamento feito até o final de 2002. Aproveitando ainda esta oportunidade, informamos aos interessados os novos endereços para contato com nossa equipe: Home Page da Clínica - . E-mail para contato com a equipe e com o Serviço de Orientação - clinica@pucsp.br . Para essa informação recorreremos a alguns gráficos ilustrativos. No primeiro gráfico, abaixo, apresentamos o crescimento geral da correspondência da Home Page da Clínica durante os anos de 2000, 2001 e 2002, em números absolutos.

Conforme pode ser observado, foi bastante expressivo o aumento da correspondência geral recebida pela Home Page no intervalo registrado. Porém, como as mensagens que nos chegam são de teor muito variado, no próximo gráfico serão representadas, de forma discriminada, as categorias de mensagens respondidas pela equipe.

Explicitando brevemente as categorias relacionadas no gráfico apresentado:

1. Pedidos de indicação de sites, geralmente para pesquisas - 1%.
2. Pedidos de informação sobre processos de atendimentos em Orientação Profissional - 2%.
3. Pedidos de contato com profissionais externos a PUC-SP, ou com outras Instituições - 4%.
4. Pedidos de informações sobre cursos oferecidos na Clínica Escola - 6%.
5. Pedidos de informações sobre atendimento na Clínica Escola - 7%.
6. Pedidos de indicações de Bibliografia - 8%.
7. Pedidos de contato com profissionais ou outros setores da PUC-SP - 15%.
8. Outros pedidos de teor variado - 22%.
9. Pedidos contendo demanda por Orientação Psicológica - 35%.

Podemos perceber, nos dados acima, que o atendimento aos pedidos de orientação é, sem dúvida, a correspondência que mais tem ocupado a atenção da equipe. Porém o próximo gráfico deixará mais claro o crescimento dessa demanda específica.

Em síntese: Conforme foi demonstrado no gráfico 1, a correspondência geral da HP cresceu, entre 2001 e 2002, em pouco mais de 100%. Porém, de acordo com o gráfico 3, no mesmo período, o crescimento do número de mensagens contendo solicitação de orientação foi de aproximadamente 143%.

Em função da própria metodologia de trabalho adotada, não é pedida a identificação dos remetentes das mensagens. No entanto, em certa medida conseguimos colher alguns dados a respeito, isto é: quando a pessoa se caracteriza espontaneamente, ou quando o teor da mensagem por si só revela alguns dados relativos ao sujeito que nos escreve. Assim, podemos informar que, em média, homens e mulheres nos escrevem em proporções equiparáveis. A faixa etária predominante dessas pessoas situa-se entre 25 a 30 anos, e entre 55 a 60 anos. Porém, já recebemos mensagens de pessoas de idades variadas, inclusive pré-adolescentes. No momento a equipe está empenhada em realizar uma análise mais detalhada sobre os temas predominantes nas queixas presentes nos pedidos de ajuda contidos nas mensagens. Mas podemos antecipar que, de modo geral, os temas predominantes parecem ser: depressão, ansiedade, queixas auto-referentes, relacionamento afetivo, transtornos psiquiátricos, e queixas relativas à sexualidade.

Esperamos poder oferecer, em breve, mais informações sobre outros aspectos deste trabalho, bem como sobre outra modalidade de serviço psicológico mediado por computador em andamento no NPPI, a Orientação Profissional via Internet.

Notas:

(1) O material aqui apresentado é fruto da elaboração do grupo de estagiários e supervisores do NPPI, ao longo do desenvolvimento do Serviço de Orientação Psicológica via E-mail.

(2) Coordenadora do NPPI - Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática

(3)Composição da Equipe do NPPI (durante /2002): Professores responsáveis - Lorival de Campos Novo, Rosa Maria Farah; Psicólogos colaboradores: Ivelise Fortim de Campos, Paulo A. Lopes, Erick Itakura; Estagiários do Aprimoramento Clínico: Denise Furlani; Luciana Ruffo; Guilherme T. O. de Souza; Estagiário de Comunicação em Multimeios: Johan Nicolás Quitián R..