aprimoramento - topo banner - clínica psicológica - puc-sp

BOLETIM CLÍNICO - número 11 - novembro/2001

Boletim Clínico | Psicologia Revista | Artigos


11. Grupo Temático de Pais - Uma abordagem Interdisciplinar - Mirel Granatovicz, Yara Spadini Vicini, Anna Paula Nunes, Márcia Franco

O Grupo Temático de Pais surgiu em decorrência da Pesquisa Interdisciplinar realizada por Profa. Yara Spadini Vicini e Profa. Mirel Granatovicz de agosto de 1995 a julho de 1997, com aprovação do CEPE da PUC/SP e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

É um Serviço permanente da Clínica, coordenado por Mirel Granatovicz, professora da Faculdade de Psicologia e Yara Spadini Vicini, professora da Faculdade de Serviço Social. Integram a equipe de professores: Maristela Gasbarro (de 1995 a fins de 2001), Rosalina Santa Cruz e, a partir de 2002, Luzia Fátima Baierl, professoras de Serviço Social.

Vem sendo realizado por professores, aprimorandos, estagiários, voluntários colaboradores e colaboradores das Faculdades de Psicologia e Serviço Social.

O objetivo é trabalhar em equipe interdisciplinar constituída por psicólogos e assistentes sociais, visando funções de ensino, pesquisa e prestação de serviço, atendendo pais de crianças, pré-adolescentes e adolescentes que procuram a Clínica (ou que são encaminhados pelos demais setores da Clínica) devido a dificuldades várias observadas em seus filhos e em suas relações com eles.

A equipe interdisciplinar vem realizando, a partir do último semestre de 2001, oficinas temáticas com 22 professores da "Escola Estadual de Ensino Fundamental Artur Guimarães", em Santa Cecília, com a participação das duas coordenadoras pedagógicas e da diretora, Profa. Margarete Bechini.

Já aconteceram quatro oficinas em caráter experimental e estão previstas mais 08 para este primeiro semestre de 2002, com o objetivo de levar os professores a vivenciar a discussão das temáticas a serem desenvolvidas posteriormente com as famílias dos alunos. Os temas iniciais em pauta são: disciplina, limite, violência, sexualidade, desenvolvimento da criança e do adolescente, família e rede social, política educacional.

Visamos ampliar nossa atuação, em direção ao intercâmbio entre escola, universidade e famílias, numa ação profissional interdisciplinar mais ampla, comunitária.

GRUPO DE RECEPÇÃO

Os grupos são formados no início de cada semestre, em número de dois ou três, compostos por vinte e cinco pessoas cada, sendo que vinte são pais em busca de atendimento para seus filhos e as demais vem com diferentes demandas.

Inicialmente, no único encontro realizado, os participantes são informados sobre o funcionamento da Clínica Psicológica da PUC/SP, os diversos serviços oferecidos e a possibilidade de encaminhamento interno ou externo, conforme o caso. Esta orientação inicial é bem recebida, todos são ouvidos com atenção e têm a oportunidade de expor os motivos que os levaram a procurar a Clínica.

Nesta ocasião é realizada uma pré-triagem, ocorrendo, eventualmente, encaminhamentos de urgência, ou encaminhamentos para outras Instituições da comunidade, quando a Clínica não se adequar a necessidades específicas de determinados clientes. Aos pais é oferecida a possibilidade de participação no Grupo Temático de Pais.

Posteriormente, todos passam por entrevista individual de triagem.

GRUPO TEMÁTICO DE PAIS

O Grupo Temático de Pais tem como objetivos principais:

1- Dar aos pais acolhimento enquanto aguardam o atendimento dos filhos.

2- Permitir que troquem suas vivências e experiências, num clima não crítico, visando superação de eventuais sentimentos de culpa.

3- Oferecer informações concernentes às dificuldades específicas de seus filhos, esclarecendo e proporcionando apoio e encaminhamento adequado.

4- Tentar, em muitos casos conscientizá-los do significado dos sintomas preocupantes apresentados pelos filhos; freqüentemente os sintomas são solicitações veementes de atenção à existência de outros fatores, complexos, tais como dinâmica familiar conflitiva, dificuldades pessoais dos próprios pais, incapacidade de lidar com os conflitos, entre outros.

5- Propiciar a maior aceitação deles como pessoas, e valorização própria, sem culpas.

6- Muitas vezes, sensibilizar os pais a realizar um trabalho psicoterapêutico.

7- Propiciar a pesquisa e a reflexão de todo um grupo interdisciplinar de professores, estagiários, aprimorandos e colaboradores numa troca profícua e enriquecedora.

A metodologia de trabalho grupal utilizada inclui o recurso da Equipe Reflexiva criada por Tom Andersen, médico e psicoterapeuta norueguês.

Ela permite que vários profissionais e estagiários atuem juntos numa mesma atividade grupal, criando situações de apoio entre seus membros e a possibilidade de ação interdisciplinar.

Os pais são agrupados de acordo com a idade de seus filhos: crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Ocorrem seis encontros, quinzenais, e os temas discutidos nos encontros são extraídos das necessidades apresentadas pelo grupo. Os temas que surgem com maior freqüência são: problemas de aprendizagem, indisciplina, violência, sexo, dependência química, limites.

Quinzenalmente também, a equipe se reúne para preparar o tema que será discutido com os pais e definir a dinâmica que será utilizada para sensibilizar, motivar e estimular a discussão no grupo.

Os coordenadores do grupo se alternam entre os membros da equipe, ao longo dos seis encontros. Este fator e a equipe reflexiva nos possibilita perceber que os pais criam vínculo com toda a equipe.

No decorrer do trabalho recebemos "feed-backs" positivos de muitos pais, que, sentindo-se mais tranqüilos, menos ansiosos, conseguem estabelecer um melhor relacionamento com seus filhos. A queixa inicial passa a ser entendida como parte integrante de um conjunto de várias questões.

Eles chegam em busca de uma receita pronta e lhes são oferecidos os ingredientes para que eles mesmos componham o seu produto.

Mirel Granatovicz é Professora da Faculdade de Psicologia, Supervisora da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic.

Yara Spadini Vicini é Professora da Faculdade de Serviço Social, Assistente Social da Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"

Anna Paula Nunes é Psicóloga Clínica formada pela PUC/SP, aprimoranda nos anos 2000, 2001 e 2002.

Márcia Franco é Psicóloga Clínica formada pela PUC/SP, aprimoranda no ano 2001 e colaboradora em 2002.