Núcleos temáticos

CIBEM 2022

Núcleos temáticos

  1. Processos de Ensino e aprendizagem da Matemática em diferentes modalidades e níveis educacionais.
  2. Nesse núcleo estão incluídas experiências e reflexões sobre pesquisas que envolvam o pensamento algébrico, numérico, geométrico ou relacionado com probabilidade e a estatística.


  3. Resolução de problemas em aulas de Matemática.
  4. No âmbito deste núcleo temático são debatidas pesquisas em torno da resolução de problemas como estratégia de ensino e de aprendizagem de Matemática. Estes problemas podem ser da própria Matemática ou de diferentes contextos. Além de reflexões acerca das possíveis potencialidades ou entraves deste tipo de estratégia, há lugar ainda para investigações relativas aos processos de formulação e de resolução de problemas.


  5. Tecnologia digital e outros recursos para o ensino e aprendizagem da matemática.
  6. Engloba temas emergentes da Educação Matemática relacionados ao uso das tecnologias digitais, assim como a Educação a Distância e a convergência com outras tecnologias. Envolve descrições e experiências ligadas a pesquisas com tecnologias digitais e suas interfaces com aprendizagem da Matemática, formação de professores que ensinam matemática, produção de material didático e instrucional, abordagens/estratégias de ensino de Matemática, currículo de Matemática e questões relacionadas à avaliação.


  7. Formação de professores que ensinam Matemática.
  8. Pesquisas sobre contextos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, contemplando Cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, bem como cursos de extensão, grupos colaborativos, pós-graduação, e abrangendo diferentes modalidades: semipresencial, presencial e a distância. As temáticas podem envolver aspectos teóricos, empíricos ou metodológicos sobre formação matemática, conhecimento profissional do professor, práticas pedagógicas, processos formativos, identidade docente e desenvolvimento profissional.


  9. Aspectos teóricos e conceituais da Educação Matemática.
  10. Pesquisas que apontam como as teorias e conceitos da Educação Matemática podem contribuir na tomada de decisões que possam contribuir na qualidade do processo de ensino e da aprendizagem da Matemática.


  11. Pesquisa em Educação Matemática.
  12. Nesse núcleo estão propostas que englobam questões vinculadas com o desenvolvimento da investigação no campo da educação Matemática, como são as novas linhas de investigação, os aportes de novos marcos teóricos e suas reflexões, aportes sobre questões metodológicas nas investigações em Educação Matemática e o lugar da investigação e dos pesquisadores nos sistemas educativos.


  13. Relação da Matemática com outras áreas de conhecimento.
  14. Estudos que tragam conexões da matemática com outras disciplinas, a matemática no contexto das ciências e tecnologias, na história do conhecimento, na vida cotidiana e na natureza, na arte assim como experiências de aprendizagem mediante projetos interdisciplinares.


  15. Educação Matemática e inclusão.
  16. Explorar questões relacionadas ao conceito de inclusão e suas vertentes, entre as quais destacam-se: estudos associados os processos de aprendizagem matemática daqueles historicamente marginalizados no contexto escolar; reflexões sobre as demandas associadas às práticas docentes em cenários inclusivos; implicações para o currículo e para a avaliação; desenvolvimento de quadros teóricos voltados à construção e desconstrução de conceitos como, deficiência, diferença, igualdade e justiça social e discussões sobre políticas públicas.


  17. História social da Educação Matemática na Ibero-américa.
  18. Estudos, pesquisas e trabalhos de investigação sobre o papel que desempenha a História da Matemática e da Educação Matemática na formação do matemático e do professor e as que tratam da historiografia da Educação Matemática.


  19. Comunicação e divulgação da Matemática.
  20. Os processos de ensino e de aprendizagem envolvem comunicação na qual os alunos e professores devem atuar como receptor e emissor e podem ser propostas em torno da arte de perguntar, o uso da linguagem apropriada, a compreensão da informação, propostas em torno da troca de experiências e sua divulgação e a matemática nos meios de comunicação.


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