IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM

IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM

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Anais do IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática


Sobre o evento

O Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM) é um dos mais tradicionais eventos internacionais da área da Educação Matemática. Trata-se de reunião que congrega, quadrienalmente, cerca de 1.200 pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação e professores da educação básica e ensino superior, provenientes de diversos países de língua portuguesa e espanhola da América Latina e da Europa. 

O CIBEM tem sua origem instituída em 1987, no âmbito de outro importante evento, a Conferência Interamericana de Educação Matemática (CIAEM). Com essa proposta, os pesquisadores mostraram interesse em estreitar os laços entre as comunidades portuguesa, espanhola e latino-americana de Educação Matemática, promovendo este evento em distintos países e tendo o espanhol e o português como idiomas oficiais.

O IX CIBEM, que retorna ao Brasil depois de 25 anos, terá como sede o Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em realização conjunta da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Federação Ibero-americana de Sociedades de Educação Matemática.

Esta edição do CIBEM 2022 será realizada em formato on-line, pela necessidade de distanciamento social devido à pandemia de Covid-19 ainda vigente no Brasil e em outros países.

Atividades

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Calendar

Conferencistas convidados

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Núcleos Temáticos

    1. Processos de ensino e aprendizagem da Matemática em diferentes modalidades e níveis educacionais.
      Nesse núcleo estão incluídas experiências e reflexões sobre pesquisas que envolvam o pensamento algébrico, numérico, geométrico ou relacionado com probabilidade e a estatística.
    2. Resolução de problemas em aulas de Matemática.
      No âmbito desse núcleo temático são debatidas pesquisas em torno da resolução de problemas como estratégia de ensino e de aprendizagem de Matemática. Esses problemas podem ser da própria Matemática ou de diferentes contextos. Além de reflexões acerca das possíveis potencialidades ou entraves desse tipo de estratégia, há lugar ainda para investigações relativas aos processos de formulação e de resolução de problemas.
    3. Tecnologia digital e outros recursos para o ensino e aprendizagem da matemática.
      Engloba temas emergentes da Educação Matemática relacionados ao uso das tecnologias digitais, assim como a Educação a Distância e a convergência com outras tecnologias. Envolve descrições e experiências ligadas a pesquisas com tecnologias digitais e suas interfaces com aprendizagem da Matemática, formação de professores que ensinam matemática, produção de material didático e instrucional, abordagens/estratégias de ensino de Matemática, currículo de Matemática questões relacionadas à avaliação.
    4. Formação de professores que ensinam Matemática.
      Pesquisas sobre contextos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, contemplando Cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, bem como cursos de extensão, grupos colaborativos, pós-graduação, e abrangendo diferentes modalidades: semipresencial, presencial e a distância. As temáticas podem envolver aspectos teóricos, empíricos ou metodológicos sobre formação matemática, conhecimento profissional do professor, práticas pedagógicas, processos formativos, identidade docente e desenvolvimento profissional.
    5. Aspectos teóricos e conceituais da Educação Matemática.
      Pesquisas que apontam como as teorias e conceitos da Educação Matemática podem contribuir na tomada de decisões e na qualidade do processo de ensino e da aprendizagem da Matemática.
    6. Pesquisa em Educação Matemática.
      Nesse núcleo estão propostas que englobam questões vinculadas com o desenvolvimento da investigação no campo da educação Matemática, como são as novas linhas de investigação, os aportes de novos marcos teóricos e suas reflexões, aportes sobre questões metodológicas nas investigações em Educação Matemática e o lugar da investigação e dos pesquisadores nos sistemas educativos.
    7. Relação da Matemática com outras áreas de conhecimento.
      Estudos que tragam conexões da matemática com outras disciplinas, a matemática no contexto das ciências e tecnologias, na história do conhecimento, na vida cotidiana e na natureza, na arte, assim como experiências de aprendizagem mediante projetos interdisciplinares.
    8. Educação Matemática e inclusão.
      Explorar questões relacionadas ao conceito de inclusão e suas vertentes, entre as quais destacam-se: estudos associados aos processos de aprendizagem matemática daqueles historicamente marginalizados no contexto escolar; reflexões sobre as demandas associadas às práticas docentes em cenários inclusivos; implicações para o currículo e para a avaliação; desenvolvimento de quadros teóricos voltados à construção e desconstrução de conceitos como deficiência, diferença, igualdade e justiça social e discussões sobre políticas públicas.
    9. História social da Educação Matemática na Ibero-américa.
      Estudos, pesquisas e trabalhos de investigação sobre o papel que desempenha a História da Matemática e da Educação Matemática na formação do matemático e do professor e as que tratam da historiografia da Educação Matemática.
    10. Comunicação e divulgação da Matemática.
      Os processos de ensino e de aprendizagem que envolvem comunicação na qual os alunos e professores devem atuar como receptor e emissor e podem ser propostas em torno da arte de perguntar, o uso da linguagem apropriada, a compreensão da informação, propostas em torno da troca de experiências e sua divulgação e a matemática nos meios de comunicação.

    Comitês

    Presidente da SBEM (Brasil): Claudia Lisete Oliveira Groenwald

    Secretario da FISEM (Espanã): Agustín Carrillo de Albornoz Torres


    Comitê Científico


    Ana Lúcia Manrique (PUC-SP, Brasil) 

    Celi Espasandin Lopes (PUC-Campinas, Brasil)

    Celina Aparecida Almeida Pereira Abar (PUC-SP, Brasil)

    Cecilia Crespo Crespo (Sociedad Argentina de Educación Matemática, Argentina)

    Claudia Lisete Oliveira Groenwald (ULBRA, Brasil)

    Fabián Vitabar (Sociedad de Educación Matemática de Uruguay, Uruguay)

    Fredy Enrique González (Asociación Venezolana de Educación Matemática, Venezuela)

    Henrique Manuel Alonso Guimarães (Universidade de Lisboa, Portugal)

    José Carlos Cortés Zavala (Asociación Mexicana de Investigadores del Uso de Tecnología en Educación Matemática, México)

    María Claudia Lázaro del Pozo (Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas, Espanha)


    Comitê Organizador


    Ana Lúcia Manrique (PUC-SP) – Presidente

    Saddo Ag Almouloud (UFPA) – Vice-Presidente

    Armando Traldi (IFSP)

    Carlos Miguel da Silva Ribeiro (UNICAMP)

    Cármen Lúcia Brancaglion Passos (UFSCar)

    Douglas da Silva Tinti (UFOP)

    Geraldo Eustáquio Moreira (UnB)

    Marcus Vinicius Maltempi (UNESP/RC)

    Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid (PUC-Campinas)

    Norma Suely Gomes Allevato (UNICSUL)

    Rogério Marques Ribeiro (IFSP)

    Vanessa Dias Moretti (UNIFESP)

    Vanessa Neto (UFMS)

    Vinício de Macedo Santos (USP)


    Comitê Organizador Local (PUC-SP)


    Ana Lúcia Manrique

    Barbara Lutaif Bianchini

    Celina Aparecida Almeida Pereira Abar

    Celso Ribeiro Campos

    Cileda de Queiroz e Silva Coutinho

    Gabriel Loureiro Lima

    Gerson Pastre de Oliveira

    Maria José Ferreira da Silva

    Sonia Barbosa Camargo Igliori

    Diretores de Núcleo Temático

    1. Processos de Ensino e aprendizagem da Matemática em diferentes modalidades e níveis educacionais.
      Adair Mendes Nacarato (Universidade São Francisco)
      Shirley Almeida (Unimontes)
    2. Resolução de problemas em aulas de Matemática.
      Marcelo Carlos de Proença (UEM)
      Rogério Fonseca (IFSP)
    3. Tecnologia digital e outros recursos para o ensino e aprendizagem da matemática.
      Agnaldo Conceição Esquincalha (UFRJ)
      Carloney Alves de Oliveira (UFAL)
    4. Formação de professores que ensinam Matemática.
      Douglas da Silva Tinti (UFOP)
      Rogério Marques Ribeiro (IFSP)
      Enio Freire de Paula (IFSP)
    5. Aspectos teóricos e conceituais da Educação Matemática.
      Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino (UEL)
      Armando Traldi Jr (IFSP)
      Carmen Lúcia Brancaglion Passos (UFSCar)
    6. Pesquisa em Educação Matemática.
      Priscila Bernardo Martins (Unicsul)
      Edda Curi (UNICSUL)
    7. Relação da Matemática com outras áreas de conhecimento.
      Adriano Vargas Freitas (UFF)
      Gilberto Januario (UFOP)
    8. Educação Matemática e inclusão.
      Fabio Alexandre Borges (Unespar)
      Fernanda Malinosky C. da Rosa (UFMS)
    9. História social da Educação Matemática na Ibero-américa.
      Júlio Cesar Augusto do Valle (USP)
      Fredy Enrique González (UFRN)
    10. Comunicação e divulgação da Matemática.
      Celi Espasandin Lopes (PUC-Campinas)
      Regina Célia Grando (UFSC)

    Apoio



    A CASIO estará presente por mais um ano apoiando o CIBEM, uma das mais importantes conferências internacionais de matemática e a mais importante do mundo de língua portuguesa/espanhola.

    Há anos a CASIO apoia os maiores eventos em Educação Matemática, apoiando professores, instituições de ensino e eventos educacionais. 

    Será disponibilizado para cada um dos participantes do CIBEM 2022 uma licença dos softwares de calculadora (científica, gráfica ou CAS) da CASIO.

    Não percam as oficinas com o time da divisão educativa da CASIO sobre o "pensar-com" a calculadora para além da inserção com colaboradores.

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