Bem-vindos

CIBEM 2022

Bem-vindos

 

ATENÇÃO: Inscrições Suspensas

Novas datas para inscrições e submissões de trabalho.

A Federação Ibero-americana de Sociedades de Educação Matemática - FISEM e a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – organizadora do evento, decidem adiar o IX Congresso Ibero-americano de Educação Matemática – CIBEM para 2022, entre os dias 05 a 09 de dezembro. Considerando, ainda, a magnitude e característica própria do CIBEM, foi decidido que o evento deveria ser realizado presencialmente. As decisões de adiar e de realizar o CIBEM de forma presencial foram tomadas considerando o estado atual da pandemia no Brasil e no mundo. Assim, novas datas para a realização e inscrição no evento, bem como para submissão de trabalhos estão divulgadas no site do congresso: https://www.pucsp.br/cibem2022

 

 

O IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática acontece de 05 a 09 de dezembro de 2022 na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com a organização da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Federación Iberoamericana de Sociedades de Educación Matemática (FISEM) assumindo diferentes temáticas da Educação Matemática.

Mantendo a tradição e a relevância do Congresso realizado em diferentes países, a cada quatro anos, desde 1990, o acontecimento desse evento na PUC-SP reafirma sua liderança na pesquisa, na formação de educadores e na produção científica sobre temas relacionados à Educação Matemática e oferece ao público alvo mais um espaço para pesquisadores, docentes, discentes e profissionais de Ibero-américa envolvidos nessa área.


Assim os objetivos do IX CIBEM podem ser declarados como segue:

  1. Conhecer a realidade da Educação Matemática na Ibero-américa em termos de investigação e práticas de ensino e de aprendizagem.
     
  2. Aprender e beneficiar-se através da realização de conferências e minicursos dirigidos aos professores participantes da escola básica até o ensino superior por meio dos avanços tanto da Matemática como da Educação Matemática e das Tecnologias.
     
  3. Promover o encontro e troca de experiências entre professores de diferentes níveis educacionais cujo objetivo comum é melhorar a Educação Matemática em seus respectivos países.
     
  4. Fornecer informações sobre experiências inovadoras sobre qualquer aspecto relacionado à Educação Matemática


Algumas características do CIBEM

É uma atividade que a FISEM utiliza como um fórum de reflexão, discussão, formação, informação, bem como local de encontro e intercâmbio em Educação Matemática.

Destaca-se, especialmente o fator humano do CIBEM, porque este espaço facilita a reunião de grupos de pessoas que têm em comum, trabalhar para o ensino e a aprendizagem da matemática em diferentes níveis de ensino.

O espaço de encontro representado pelo CIBEM oferece a possibilidade de mostrar e divulgar as diferentes atividades e as iniciativas levadas a cabo em diferentes países Ibero-americanos através de conferências, comunicações, oficinas, cursos, áreas de discussão, poster e qualquer outra iniciativa considerada adequada pela organização.

Um especial esforço organizacional será sempre feito para tentar oferecer especial atenção para a Educação Matemática em todos os níveis educativos (da educação infantil à Universidade) bem como diferentes modalidades (adultos, atenção à diversidade, multiculturalismo, etc.).

IX CIBEM é considerado como um espaço aberto a todas as correntes, perspectivas, abordagens teóricas e conceituais que permeiam tanto trabalho empírico como a reflexão teórica daqueles que praticam a Educação Matemática.
 

 

Público Alvo:

Pesquisadores, professores e estudantes de graduação, pós-graduação e interessados pela Educação Matemática.
 


Número máximo de participantes:

1200

 


 

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC