O CEHAL

CEHAL - Centro de Estudos de História da América Latina - PUC-SP

O CEHAL

Centro de Estudos de História da América Latina (CEHAL PUC-SP)criado em 2001 e certificado pelo CNPq em 2004, está vinculado ao Programa de Pós-graduação em História do Departamento de História da PUC-SP.

Um dos aspectos que comungam os trabalhos do CEHAL PUC-SP é a concepção de que é histórico tudo o que resulta da produção humana, sendo o trabalho do(a) historiador(a) e cientista social o afeto ao resgate, à análise crítica e à compreensão dos aspectos da realidade inerentes aos vestígios da história, os quais constituem suas fontes documentais.

Através da linha de pesquisa Violência Institucional na região latinoamericana na segunda metade do século XX e início do XXI, realiza pesquisas e projetos acadêmicos nas modalidades de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Há mais de quinze anos o CEHAL PUC-SP cumpre seu objetivo de contribuir para com o debate acadêmico sobre temáticas que compõem a historicidade latino-americana. Possui parceria direta com a Associação dos Docentes de História da América Latina e do Caribe (ADHILAC), primando pela integração do mundo acadêmico na região latinoamericana.

 


 

Projetos e produtos

Observatório da Violência Policial e Direitos Humanos (OVP-DH)  foi criado em 2006 por Angela Mendes de Almeida em homenagem a Luiz Eduardo Merlino. Visa consolidar dados sobre violações de direitos humanos e abusos da legalidade cometidos por agentes e instituições do Estado brasileiro contra sua população. O Observatório sistematiza esses dados extraídos de notícias de jornal e relatos de vítimas e testemunhas através da Plataforma Colaborativa de Violência Institucional (PCVI), constituída de forma a (i) coletar, processar e analisar de maneira ocorrências de violência institucional objetivando contribuir com a diminuição dos índices de subnotificação e (ii) unir vítimas com grupos de suporte jurídico, psicológico ou de serviço social.

Conexão Estado-empresa na repressão

Analisa-se a parceira Estado-empresa na repressão aos trabalhadores a partir dos acervos existentes no Instituto de Investigações Estudos e Pesquisas (IIEP) cuja documentação foi selecionada pela seção 13 da Comissão Nacional da Verdade e de acervos organizados pelos movimentos do trabalhadores (SNI, DSIs, MT, MONSP, Informar, Martinelli).

 


 

Equipe

 

A produção do CEHAL PUC-SP é fruto de trabalho coletivo sob a coordenação da Profa. Dra. Vera Lucia Vieira.

Sua equipe é composta por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação.

Adriana Gomes Santos

Alessandra di Giorge Chelest

Arleandra de Lima Ricardo

Caio Cardoso de Moraes

Caroline Weeden Martins

João Leopoldo e Silva

Juliana Santos Monteiro

Jussaramar da Silva

Maria Elizabeth Cosmo Melo

Matheus Nordon Preis

Milena Fonseca Fontes

Moisés Carlos Ferreira

Nilo Dias de Oliveira

Paola de Ávila Barbosa

Renata Cotrim 

Saulo César Paulino e Silva

Shaiene de Carvalho Silva

Tiago Santos Salgado

Vanessa de Mattos

Wagner Jacinto de Oliveira

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC