ITENS FINANCIÁVEIS


1 -Vinda de Professores Estrangeiros:

Tanto professores com vinda já marcada para o Brasil, para a PUC ou outra IES, como vindo especificamente para o Centro (neste caso a passagem internacional será custeada). Há flexibilidade quanto à natureza da visita, prazo, temática, dentro dos limites do Projeto e do Conceito. Eventualmente pode se pensar ida de professores da PUC ao exterior, se não puder haver fomento de agências locais e houver um benefício direto para o Centro.

2 - Intercâmbio Internacional de Estudantes:

Pode funcionar nas duas vias, de preferência aproveitando parcerias já existentes através de órgãos oficiais (ver ARII).

3 - Viagens locais:

Estes recursos destinam-se mais para pesquisadores sênior do CECREI, com o objetivo de manter contato com colegas (p. ex., em congressos nacionais), divulgar as atividades do Centro, e desenvolver intercâmbios com outras instituições.

4 - Promoção de Eventos:

Envolve tanto a co-promoção de eventos já planejados, com o esforço de promover as três linhas de pesquisa do Centro, como realização de eventos que resultem das próprias atividades dele.

5 - Publicações Científicas e materiais didáticos:

Pensa-se mais na aquisição de obras de referência, livros, artigos científicos e periódicos, e materiais áudio-visuais, principalmente estrangeiros. A idéia é complementar a atividade da biblioteca da PUC/SP, dando conta de materiais de custo mais alto e que se necessite com uma certa urgência. Parte da verba pode ser utilizada também para a produção de materiais didáticos, como no item 10 abaixo.

6 - Bolsas de estudos completas (duas para doutorado):

Edital já está preparado. Destina-se a mestres da área de ciências naturais, ainda que a fronteira seja um pouco flexível. Os contemplados devem desenvolver o doutorado nos Programas da PUC, colaborando de perto com as atividades do Centro.

7 - Bolsas de Estudos Parciais:

Na verdade trata-se mais de auxílios, para doutorandos, mestrandos e IC, para uma variedade de situações não cobertas por bolsas já existentes. Exige-se participação mais intensa dos contemplados nas atividades do CECREI.

8 - Curso de Extensão:

Inicialmente chamado “ética global”, deve se iniciar em setembro. Previstas dez palestras com formadores de opinião de São Paulo, de preferência nas áreas contempladas pelo centro, e mais duas ou três palestras de introdução e conclusão. As palestras também serão abertas ao público.

9 - Despesas locais para a Reunião do Fórum:

O (s) fórum (ns) de debate envolve interessados da PUC e outras instituições da Grande São Paulo, e assemelham-se àqueles da Local Societies Initiative (http://www.metanexus.net/local_societies/default.html), só que se estendendo às três áreas de pesquisa. A idéia é que a própria dinâmica do Centro leve à constituição deste Fórum.

10 – Materiais de divulgação (inclusive digitais):

Envolve tanto a divulgação do centro, suas iniciativas e seus eventos como, possivelmente, produção de materiais para uso em outras instituições, como escolas públicas do Estado.

Observação: os recursos do Centro são pensados como contrapartida para projetos apresentados junto às agências de fomento brasileiras. O objetivo é depender o mínimo possível de ajuda externa e, após uma etapa inicial, passar a contar com fontes regulares de financiamento.


Eduardo R. Cruz