BRASIL em Curso

Sobre o Curso

O mundo não será o mesmo após 2020, não apenas devido à imensa crise de saúde e sanitária associada à pandemia de COVID-19 e à paralisação da economia mundial, que já produz a maior recessão vivida por esta geração, mas também pela explicitação das desigualdades sociais, pela polarização das tendências políticas e pelos efeitos subjetivos que a vivência dos períodos de isolamento social acarreta. O Brasil é um dos países que mais sofrerá com esse quadro. Haverá que se pensar em formas diversas ou reformuladas de sociabilidade, relações de trabalho, representação política, gestão ambiental, manifestações culturais, usos da tecnologia, dinâmica das diversidades e, certamente, o papel da educação e da pesquisa. Como forma de estudar e refletir sobre o Brasil neste contexto, e a partir dele, propomos este curso de conteúdo interdisciplinar.

Trata-se de um curso aberto aos alunos de Pós-Graduação, Graduação e Educação Continuada, bem como a toda comunidade universitária. O curso tem por objeto o estudo e a discussão de cenários do Brasil após 2020, a partir das perspectivas associadas à crise de saúde pública mundial ocasionada pela pandemia do COVID-2019 e às crises político-sociais globais e regionais da atualidade. Estruturado no formato online, o curso terá módulos ministrados por professores e pesquisadores convidados e da PUC-SP.


Informações Adicionais

  • O curso é gratuito, online e estruturado em módulos, com um total de 10 aulas independentes, a serem realizadas de 15/9 a 27/10
  • A inscrição é obrigatória para estudantes (necessária para garantir a declaração de presença) e deve ser feita para cada aula que se tenha interesse em participar


Público Alvo

  • Estudantes de Graduação, Pós-Graduação e Educação Continuada da PUC-SP
  • Docentes
  • Público em geral


Para assistir às aulas

Alunos de Graduação, Pós-Graduação e Educação continuada da PUC-SP

  • Os alunos devem fazer a inscrição no curso mediante o preenchimento do formulário (acesse aqui).
  • A inscrição é obrigatória para os estudantes que optarem pelo recebimento de “declaração de participação” nas aulas.
  • Para registrar sua presença será necessário utilizar o e-mail institucional do aluno. Clique aqui para saber como habilitar o seu e-mail institucional (e-mail: "xxx@pucsp.edu.br ").
  • Os alunos podem escolher quantas aulas quiserem assistir no momento do preenchimento do formulário de inscrição
  • O link de acesso a cada aula escolhida pelo aluno será enviado no e-mail informado no formulário de inscrição e também será divulgado nesta página (aba “Programação”)
  • Para confirmar a presença o aluno deverá acessar o link disponível na descrição do vídeo em cada aula
Professores da PUC-SP e público em geral
  • Não é necessária a inscrição. Os links de acesso às aulas serão divulgados em breve nesta página.

Programação

 

Carga horária: 30 horas / 10 sessões

 

Aula

Data

Programação

Acesso à aula

1a Aula

15/09
(manhã - 10h às 13h)
Pausa da Universidade – Saúde e crise sanitária

Mestre Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques (Fiocruz)
Profa. Dra. Gulnar Azevedo e Silva (presidente da ABRASCO)
Prof. Dr. Fernando Antonio de Almeida (Vice-Reitor da PUC-SP)
Clique aqui

2a Aula

15/09
(tarde/noite - 16h às 19h)
Pausa da Universidade – Desigualdades, crise econômica e desafios do trabalho

Prof. Dr. Marcio Pochmann (Unicamp)
Profa. Dra. Aldaiza de Oliveira Sposati (PUC-SP)
Clique aqui

3a Aula

16/09
(manhã - 10h às 13h)
Pausa da Universidade - Diversidades

Prof. Dr. Marco Aurélio Máximo Prado (UFMG)
Prof. Dr. Amailton Magno de Azevedo (PUC-SP)
Clique aqui

4a Aula

16/09
(noite - das 18h às 21h)
Pausa da Universidade – A questão ambiental

Prof. Dr. Ricardo Magnus Osório Galvão (Físico e ex-diretor do INPE)
Profa. Dra. Marijane Vieira Lisboa (PUC-SP)
Profa. Dra. Erika Bechara (Direito - PUC-SP)
Clique aqui

5a Aula

22/09
(tarde – 16h às 19h)
Novas formas associativas e políticas de alianças

Prof. Dr. Nabil Bonduki (USP)
Prof. Dr. Marcus Ianoni (UFF)
Prof. Dr. Rafael de Paula Aguiar Araujo (PUC-SP)

6a Aula

29/09
(tarde – 16h às 19h)
Pesquisa, educação e tecnologia

Prof. Dr. Ildeu de Castro Moreira (presidente da SBPC)
Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho (Reitor da UFPA)
Profa. Dra. Maria Elizabeth Bianconcini T.M.P de Almeida (PUC-SP)
 

7a Aula

06/10
(tarde – 16h às 19h)
Sociedade de informação, política e cultura

Luis Nassif (Jornalista)
Carmela Gross (Artista Plástica)
Prof. Dr. José Arbex (PUC-SP)
 

8a Aula

13/10
(tarde – 16h às 19h
O Brasil nos cenários internacionais

Ex-Ministro Celso Amorim
Prof. Dr. Thiago Lima da Silva (UFPB)
Profa. Dra. Maria Carolina Loureiro (PUC-SP)
 

9a Aula

20/10
(tarde – 16h às 19h)

Liberdades e direitos: Estado, governo e sociedade

Dra. Kenarik Boujikian (ex-desembargadora do TJ-SP)
Dr. Davi Eduardo Depiné Filho (Defensor Público)
Prof. Dr. Antônio Carlos Malheiros (PUC-SP)
 

10a Aula

27/10
(tarde – 16h às 19h)

Encerramento:
BRASIL em Curso - O papel da Universidade

Profa. Dra. Soraya Soubhi Smaili (Reitora UNIFESP)
Profa. Dra. Joana Guimarães Luz (Reitora da UFSBA)
Profa. Dra. Maria Amalia Pie Abib Andery (Reitora da PUC-SP)
 
 

Inscrições

Inscrições Abertas.

Inscreva-se aqui

sposati
Profa. Dra. Aldaiza de Oliveira Sposati (PUC-SP) Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Consultora de órgãos internacionais: UNESCO e UNICEF. Autora de vários livros e artigos sobre políticas sociais em especial no campo de proteção social. Conhecimento teórico e prático em Política de Proteção Social, com ênfase em assistência social, gestão pública, gestão municipal, gestão social.
amailton
Prof. Dr. Amailton Magno de Azevedo (PUC-SP) Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). (Fonte: CNPq - Lattes)
malheiros
Prof. Dr. Antônio Carlos Malheiros (PUC-SP) Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor titular da Faculdade de Direito Padre Anchieta, professor titular de direito das Faculdades Integradas Rio Branco, conferencista da Polícia Militar do Estado de São Paulo, OAB/SP, COGEAE-PUC-SP e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. (Fonte: CNPq - Lattes)
Carmela Gross
Carmela Gross (Artista Plástica) É doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Participou de sete edições da Bienal de São Paulo (1967, 1969, 1981, 1983, 1989, 1998 e 2002); três edições do evento Arte Cidade (1994, 1997, 2002); 2a Bienal Nacional de Artes Plásticas (1968), em Salvador; 2a Bienal de Arte Contemporânea de Moscou (2007); e da 5a Bienal do Mercosul (2015), em Porto Alegre. Apresenta suas obras no Itaú Cultural, no Centro Universitário Maria Antônia, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras instituições no Brasil e no exterior. Produz obras públicas para as cidades de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Laguna (Santa Catarina) e Paris (França). Seus trabalhos fazem parte de coleções, como a do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da USP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte de Brasília, Museu de Arte do Paraná, Fundação Padre Anchieta, Itaú Cultural e Biblioteca Luis Angel Arango de Bogotá. (Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural)
amorim
Ex-Ministro. Celso Amorim Diplomata brasileiro, foi embaixador do Brasil no Reino Unido antes de assumir o Itamaraty, em 2003, após convite do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi ministro das Relações Exteriores nos governos Itamar Franco, Lula e ministro da Defesa do governo Dilma.Entre 1995 e 1999, foi chefe da Missão Permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), da qual chegou a ser presidente do Conselho de Segurança. (Fonte: https://tudo-sobre.estadao.com.br/celso-amorim)
maierovitch
Mestre Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques (Fiocruz) Médico sanitarista, dedicado a avaliação de tecnologias, vigilância sanitária, vigilância em saúde, epidemiologia, saúde coletiva e gestão. (Fonte: CNPq - Lattes)
depine
Dr. Davi Eduardo Depiné Filho (Defensor Público) Defensor público do estado - Defensoria Pública do Estado de São Paulo. (Fonte: CNPq - Lattes)
zagury
Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho (Reitor da UFPA) Professor Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento e Reitor da Universidade Federal do Pará (2016-2020). (Fonte: CNPq - Lattes)
bechara
Profa. Dra. Erika Bechara (Direito - PUC-SP) É professora de Direito Ambiental nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Direito Ambiental da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora de Direito Ambiental do curso preparatório para a OAB Saraiva Aprova e Associada Fundadora e Coordenadora Jurídico-Administrativa da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB). (Fonte: CNPq - Lattes)
antonio
Prof. Dr. Fernando Antonio de Almeida (Vice-Reitor da PUC-SP) Professor Titular da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS/PUC-SP), do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde (PEPG em EPS/PUC-SP) e Vice-Reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
gulnar
Profa. Dra. Gulnar Azevedo e Silva  (presidente da ABRASCO) Professora do Instituto de Medicina Social (IMS) – UERJ. Faz parte do Steering Committee do programa global de vigilância da sobrevida em câncer (CONCORD) e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) (Fonte: CNPq - Lattes)
castro
Prof. Dr. Ildeu de Castro Moreira (presidente da SBPC) Professor do Instituto de Física e de programa de pós-graduação em história das ciências, ensino de física e história da física na UFRJ,  mestrado em divulgação científica (Fiocruz/UFRJ/MAST/JBRJ) e Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC (2019-2021).
joana-guimaraes.jpg
Profa. Dra. Joana Guimarães Luz (Reitora da UFSBA) Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, professora Associada vinculada à Pós-Graduação em Ciências Ambientais, com ênfase em Recursos Hídricos em Meio Ambiente, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, com ênfase em água subterrânea. (Fonte: CNPq - Lattes)
arbex
Prof. Dr. José Arbex (PUC-SP) Graduado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000). Como jornalista profissional, foi correspondente do jornal Folha de S. Paulo em Nova York e Moscou, quando cobriu vários eventos internacionais de grande importância, incluindo a queda do Muro de Berlim, a Primavera de Pequim, a retirada soviética do Afeganistão e o desenvolvimento da perestroika, entre outros. Entrevistou Mikhail Gorbatchev, Yasser Arafat e outros líderes, intelectuais e artistas de renome mundial. É professor do Depto de Jornalismo da PUC-SP e atua na organização e produção editorial de Jornais, principalmente nos seguintes temas: mídia, cultura, política internacional, manipulação da informação. (Fonte: CNPq - Lattes)
Luis Nassif
Luis Nassif (Jornalista) Vencedor do Prêmio de Melhor Jornalista de Economia da Imprensa Escrita do site Comunique-se nos anos de 2003, 2005 e 2008, em eleição direta da categoria. Também recebeu o Prêmio iBest de Melhor Blog de Política, em eleição popular e da Academia iBest. Foi o primeiro jornalista a trabalhar com informações online, através da Agência Dinheiro Vivo, e a utilizar intensivamente as planilhas eletrônicas. Através da seção Dinheiro Vivo, na Folha de São Paulo, e do boletim Guia Financeiro, passou conceitos de matemática financeira a toda uma geração de gestores financeiros. (Fonte: Portal dos Jornalistas)
boujikian
Dra. Kenarik Boujikian (ex-desembargadora do TJ-SP) Juíza e Desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. (Fonte: site TJSP)
pochmann
Prof. Dr. Marcio Pochmann (Unicamp) Professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
maximo
Prof. Dr. Marco Aurélio Máximo Prado (UFMG) Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG). (Fonte: CNPq - Lattes)
maria-amalia-abib
Profa. Dra. Maria Amalia Pie Abib Andery (Reitora da PUC-SP) Reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora titular na Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento. Membro do corpo editorial dos periódicos Temas em Psicologia e Revista Brasileira de Análise do Comportamento (Fonte: CNPq – Lattes)
carolina
Profa. Dra. Maria Carolina Loureiro (PUC-SP) Professora-Assistente do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
bianconcini
Profa. Dra. Maria Elizabeth Bianconcini T.M.P de Almeida (PUC-SP) Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP. (Fonte: CNPq - Lattes)
Marcos Ianoni
Prof. Dr. Marcus Ianoni (UFF) Professor Associado do Dep. de Ciência Política da UFF, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP). Entre 2015 e 2016, fez estágio anual de pós-doutoramento na Universidade de Oxford (Latin American Centre). Pesquisa teorias do Estado, regimes políticos, economia política e políticas públicas, especialmente as relações entre Estado, regimes, interesses e economia. Tem estudado as coalizões que suportam político-institucionalmente e sociopoliticamente as decisões do Estado. Coordena o PolitEcon (Grupo de Pesquisa sobre Política e Economia). Tem também experiência no estudo de instituições políticas e de participação popular no processo decisório público. Participa, desde 2013, do Grupo de Discussão do Desenvolvimentismo Social, coordenado por Luiz Carlos Bresser-Pereira (FGV-SP). Foi colunista do Jornal do Brasil (2014-2018). É membro do Conselho Editorial do site Brasil Debate.Fonte: CNPq - Lattes)
Profa. Marijane
Profa. Dra. Marijane Vieira Lisboa (PUC-SP) Possui graduação em Sociologia - Freie Universitat Berlin (1977) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), ministrando cursos sobre temáticas ligadas ao Meio Ambiente, Direitos Humanos, Genocídios e História Contemporânea e Relações Internacionais. Atua como consultora de entidades e organizações governamentais e não-governamentais no Brasil e no Exterior, nas áreas e temas ligados a: meio ambiente, Princípio da Precaução, transgênicos, direitos humanos e convenções internacionais, dentre outros. Foi Relatora de Direito Humano ao Meio Ambiente para a Plataforma DHESCA por dois mandatos, de 2007-2009 a 2010-2012. Exerceu outros dois mandatos como conselheira da Comissão Técnica Nacional e Biossegurança, CTNBio, na qualidade de especialista de consumidores entre 2012 e 2015.Pertence ao conselho Diretor do Idec e foi membro da Comissão da Verdade Profa. Nadir Gouveia, da PUC-SP. (Fonte: CNPq - Lattes)
nabil
Prof. Dr. Nabil Bonduki (USP) Professor Titular de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), colunista de temas urbanos do Jornal Folha de São Paulo e da Rádio USP, conselheiro e coordenador da Comissão de Política Urbana, Ambiental e Territorial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), Coordenador do Conselho Consultivo do Instituto Casa da Cidade e membro do Conselho Administrativo da Fundação Perseu Abramo. (Fonte: CNPq - Lattes)
araujo
Prof. Dr. Rafael de Paula Aguiar Araujo (PUC-SP) É professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP e do Departamento de Política da PUC-SP e Diretor de Segmento do Colégio São Luís.  (Fonte: CNPq - Lattes)
soraya
Profa. Dra. Soraya Soubhi Smaili (Reitora UNIFESP) Reitora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Professora Titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP. Desde 2004 integra o Comitê Diretor (Board of Directors) da Sociedade Internacional de Morte Celular (International Cell Death Society - ICDS). Foi membro do Diretorio Nacional da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). É membro do Conselho Fiscal do Grupo Coimbra de Universidades (GCUB) e Membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). (Fonte: CNPq - Lattes)
magnus
Prof. Dr. Ricardo Magnus Osório Galvão (Físico e ex-diretor do INPE) É professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2016-2019) e membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências. (Fonte: CNPq - Lattes)
thiago
Prof. Dr. Thiago Lima da Silva (UFPB) Professor do Departamento de Relações Internacionais e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba  (UFPB), vencedor dos Prêmios CAPES de Tese 2015 (área de Ciência Política e Relações Internacionais).

Contato

E-mail: brasilemcurso@pucsp.br

 

Declaração de Participação

 

As declarações de participação serão disponibilizadas no encerramento do BRASIL em curso, aos estudantes, docentes e funcionários da PUC-SP.

Gerar declaração

 

 

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC