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espaços culturais - av. paulista - sp

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A política preservacionista seria, porém, rapidamente capturada por diferentes forças e direcionada em função de interesses imobiliários e estratégias de promoção das cidades. A preocupação com a identidade, a preservação do passado, tende a se tornar cada vez mais importante na medida em que se aceleram as transformações no espaço urbano provocadas pela dinâmica econômica capitalista. Os programas de reinvestimento em áreas degradadas demandam referências que sustentem a sua reapropriação, remanejando os usos e as populações ali instaladas.

A idéia da cidade como comunidade, a recuperação de uma suposta vida local, de lugares dotados de qualidades, tornou-se central nas estratégias de redesenvolvimento. A arquitetura então é mobilizada para, através do ecletismo, da citação histórica e do ornamento, construir essa ficção de lugares coletivos. Uma arquitetura do espetáculo para encenar lugares públicos, uma teatralização da vida pública, na verdade evacuada destes espaços regidos pelo poder político e pelos interesses corporativos.

A lógica que governou a criação dos centros culturais na região da Av. Paulista, a partir do anos 80, é inteiramente distinta daquela que preside a revitalização da área central. No centro, a implantação deste tipo de equipamento obedece ao histórico das edificações e ao desenho urbano tradicional: visa restaurar o espaço público. Estes novos equipamentos, ao contrário, condicionados pelo marketing das corporações, instalados muitas vezes com recursos públicos, através de incentivos fiscais usufruídos pelas empresas, tendem à concorrer com os espaços culturais tradicionais da cidade. Com seus átrios protegidos, contrastando com o abandono e a violência que assombram as ruas e praças da cidade, configuram uma tendência, que só viria a exacerbar-se, à apropriação privada do espaço público.

referências

D. Harvey, The Condition of Postmodernity, Oxford, Blackwell, 1990.
D. Graham, Corporate Arcadias, em: Rock My Religion, Cambridge, MIT, 1993.

 

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