conceito situações urbanas escala intervenções pesquisa arte/cidade - zona leste Av. Rangel Pestana

 

schie 2.0 + urban fabric

A av. Rangel Pestana configura uma situação peculiar no processo de restruturação metropolitana da Zona Leste. Eixo de ligação entre o Parque D. Pedro e o Largo da Concórdia, a avenida guarda ainda os resquícios do que foi o núcleo da organização urbana e da vida social da região.

O casario remanescente, os canteiros com árvores, a igreja e alguns restaurantes aludem ao antigo bairro de imigrantes. Já o imenso Cine Piratininga, hoje parcialmente demolido e convertido num estacionamento, remete ao período em que a cidade começava a se desenvolver e a região se transformara em importante centro de comércio e lazer.

A reconfiguração em escala metropolitana da Zona Leste converteu essa avenida em corredor de tráfego do comércio local, agora especializado (tintas, madeira e ferragens). A construção de um grande viaduto sobre a linha férrea seccionou a área, deixando o largo da Concórdia e a estação Roosevelt do outro lado.

O rompimento da articulação destes locais aponta para a desaparição dos espaços públicos e das formas de vivência local. A av. Rangel Pestana parece condensar este processo, remetendo tanto para a antiga configuração local quanto para a estrutura espacial metropolitana.