conceito situações urbanas escala intervenções pesquisa arte/cidade - zona leste
x

Congestão

 

 

A rarefação das atividades, agora concentradas em determinados pontos, com o conseqüente abandono de vastas áreas construídas, teve como contraponto um aumento crescente do trânsito, da ocupação das vias de transporte.

Esta liquefação do espaço urbano, tomado pelos fluxos, chegou ao limite: a impossibilidade de circular provoca um curto-circuito no sistema, que entra em vertiginoso processo de entropia. Uma desagregação constante e irreversível de energia que se traduz por um estado de desordem crescente e indiferenciação.

Tem-se aqui uma situação que permite desenhar um cenário extremizado. Um caso limite que exige outras estratégias. Uma reflexão sobre a potencialidade de espaços completamente esvaziados de uso e saturados ao máximo de tráfico.

Mobilidade extrema que leva à total imobilização. Ou o contrário: entropia que permite pensar em maior circulação e aceleração. A região se configura como um espaço de fluxos, prenúncio de um urbanismo líquido, que potencialize o caráter volátil, mutante e intercambiável de suas situações.

 

dados: CET