Comunicação Humana e Saúde

Avaliação CAPES: Mestrado: Quadriênio 2017 a 2020 - Conceito 4 | Doutorado: Quadriênio 2017 a 2020 - Conceito 4
Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado

Breve Apresentação

 

A comunicação humana é objeto de diversas áreas de conhecimento, pois envolve fatores biológicos, linguísticos, psíquicos e sociais. Aqui ela é abordada na perspectiva da saúde (em expressões típicas e patológicas) e das diferentes experiências de comunicação.


Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Fonoaudiologia e interfaces disciplinares

A Fonoaudiologia é um campo de conhecimento cuja vocação é o diálogo multidisciplinar. Assim, seu escopo amplia-se para além das intervenções clínicas, de maneira a referenciar (teórica e metodologicamente) a atuação profissional e a produção científica nas interfaces com outros campos de estudo da Comunicação Humana.

O programa tem três linhas de pesquisa, que abordam diferentes aspectos da Comunicação Humana e da Saúde, sob variadas perspectivas teóricas e panoramas metodológicos, permitindo a expansão de estudos e pesquisas, em consonância com a área de concentração que as rege, são elas:

  1. Linha de Pesquisa 1: Audiologia e Ações em Saúde

    A temática é a audição humana, envolvendo aspectos relativos à epidemiologia das perdas auditivas, identificação, diagnóstico e intervenção com sujeitos com perdas auditivas. Aborda questões relativas às políticas de saúde, gestão em saúde, desenvolvimento de novas tecnologias, adaptação de dispositivos eletrônicos

  2. Linha de Pesquisa 2: Linguagem, Corpo e Psiquismo

    A temática é a comunicação humana em suas diferentes formas de representação (linguagem oral, gráfica e gestual), possibilidades de expressão (típicas e patológicas) e práticas fonoaudiológicas (clínicas, educacionais, empresariais e governamentais). Nesses contextos investiga aspectos orgânicos, psíquicos e sociais envolvidos na comunicação humana

  3. Linha de Pesquisa 3: Voz, Comunicação, Saúde e Arte

    A temática é correlacionar voz, corpo e comunicação em três dimensões: saúde, trabalho e arte. Na saúde o foco é a clínica dos distúrbios da voz; no trabalho as questões laborais no contexto dos profissionais; na arte a comunicação e a expressividade são investigadas em diferentes contextos de produção da voz falada e cantada.

Menu
Pós-Graduação
J.PUC-SP
Sou PUC