Imagem ilustrativa logo do projeto escola de verão e uma foto com pessoas de diversas etnias e idades

Religião e Política: história e atualidade das relações entre Deus e César

Extensão, Presencial

banner-topocurso-escolaverao2024.jpg

O curso dedica-se ao estudo da atual composição do campo político e o papel das igrejas nesse cenário, considerando-se os riscos e os potenciais para a democracia. O foco recai sobre as relações entre religião e política, que já foram naturais na cultura e na organização da vida e da sociedade, mas que hoje constituem um desafio para a democracia e para o Estado laico, suscitando questionamentos que exigem novo esforço analítico.

- Expor dados históricos e empíricos sobre a temática, bem como oferecer categorias capazes de desvendar os mecanismos em jogo.

- Descrever os fatos, os sujeitos e os propósitos de tendências políticas atuais que adotam a religião como fundamento e justificativa para marcar projetos e candidatos associados ao bem e ao mal no momento das escolhas políticas.

- Apresentar os mecanismos psicossociais e teológicos subjacentes a esse processo.

Prof. Dr. Edin Sued Abumanssur

Edin Sued Abumanssur é doutor em Ciências Sociais, professor de Sociologia da Religião e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião (PUC-SP). É líder do Grupo de Estudos do Protestantismo e do Pentecostalismo (GEPP-PUC-SP).