Mãos cerradas lutando

Para onde vai o ódio?

O principal objetivo do processo civilizatório é diminuir a violência latente que emana das relações humanas. Apesar da educação, da lei e força que a faz cumprir, Estado forte e fiscalizador não consegue eliminar toda a violência que, em forma de ódio, ira, raiva e intimidação, busca caminhos para exercer a sua força destruidora. O objetivo desse curso é investigar as voltas, desvios e reviravoltas desse ódio descontrolado através das mais variadas áreas do saber: filosofia, psicanálise, literatura, política, religião, história, mídia, ciência, teologia etc. Pensar sobre o ódio é uma forma de reconhecê-lo e não colaborar com ele.

a) Refletir as mais variadas manifestações do ódio.

b) Analisar criticamente a violência de forma multidisciplinar.

Diferenciais

Curso organizado e ministrado por pesquisadores do LABÔ, com tema absolutamente necessário para refletirmos sobre o mundo contemporâneo. Como podemos entender este sentimento que move a humanidade, "o ódio".

Prof. Dr. Andrei Venturini Martins

É doutor em Filosofia pela PUC-SP (2011). É professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), coordenador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia (Fundasp/PUC-SP /Labô), membro da direção da Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR) e professor colaborador da pós-graduação stricto sensu em Filosofia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA - Ceará/Sobral). Atualmente realiza trabalho de pós-doutorado na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Email: dreivm@hotmail.com
Instagram: @andreiventurinimartins