Pintura de Santo Agostinhona na Basílica de Esztergom, Hungria

Introdução à Filosofia de Agostinho de Hipona (LABÔ)

O curso pretende apresentar o desenvolvimento filosófico e espiritual do bispo de Hipona e mostrar a relevância deste pensador para nosso tempo. Agostinho foi um dos pensadores mais influentes da história da filosofia e da teologia. Nascido em Tagaste, na Região da Numídia (África), estudou retórica e se tornou um professor renomado, assumindo a cátedra de retórica em Milão. O nome de Cristo sempre esteve em seu coração, assim como a busca incansável pela verdade. Nessa permanente inquietude, perpassou por inúmeras doutrinas, como o estoicismo de Cícero, o maniqueísmo, o ceticismo e o neoplatonismo, porém, será no cristianismo que encontrará a tão desejada Verdade, redirecionando sua vontade (que outrora estava cativa na dispersão do mundo) e seu intelecto (mais interessado em saber para se gabar) para o repouso em Deus.

Refletir alguns temas centrais da obra de Agostinho: felicidade, livre-arbítrio, linguagem, Deus e graça.

Analisar tais termos tendo como parâmetro algumas das obras de Agostinho.

Prof. Dr. Andrei Venturini Martins

É doutor em Filosofia pela PUC-SP (2011). É professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), coordenador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia (Fundasp/PUC-SP /Labô), membro da direção da Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR) e professor colaborador da pós-graduação stricto sensu em Filosofia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA - Ceará/Sobral). Atualmente realiza trabalho de pós-doutorado na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Email: dreivm@hotmail.com
Instagram: @andreiventurinimartins