Imagem de uma vela acesa e livros atrás dela

História das Religiões

Levantamento cronológico de algumas das grandes religiões conforme suas origens históricas e dos momentos-chave de seu desenvolvimento. Abordagem das circunstâncias socioculturais em que as religiões nasceram; dos mecanismos que fizeram uma dada tradição ter se mantido no decorrer do tempo e dos fatores (internos e externos) que a obrigaram a se modificar.

1) Analisar e refletir sobre o processo da formação da sociedade brasileira e as incidências do religioso no processo.
2) Analisar e perceber asa principais manifestações religiosas que surgiram na história
3) Perceber e analisar sob quais circunstâncias sócio-culturais a religião nasceu

Diferenciais

O curso tem como propósito tratar e compreender os desafios impostos às religiões estabelecidas pelos novos movimentos religiosos e da reação das religiões atuais ao processo de “globalização”.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Publico em Geral interessado em compreender o surgimento e a inserção da religião na formação da história humana.

• Duração: 30h
  • Local: On-line Síncrono

Prof. Dr. Fernando Torres Londoño

Possui graduação em Filosofia e Letras pela Pontifícia Universidad Católica Javeriana (1980) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é titular no Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo participando também no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da mesma universidade. É pesquisador em História da Américla Latina com ênfase no periódo colonial, privilegiando as seguientes temáticas: religião, igreja, religiosidade popular, missões, ordens religiosas, povos indígenas e História da Amazônia. (Texto informado pelo autor)