Imagem de uma estatua

Fundamentos da Filosofia Política (LABÔ)

O conhecimento e o estudo da tradição do pensamento político, com seus desafios temporais e mensagens atemporais, nutrem uma disposição para compreender as raízes de questões que sempre nos desafiam. Este curso propõe essa possibilidade de disposição consciente e responsável, um mergulho em autores fundamentais do pensamento político ocidental, para desembaraçar os fios de tantas teorias, experiências e caminhos a partir dos quais – pela constatação de sua insuficiência ou de sua validade – tentamos nos mover criteriosamente agora, em nosso próprio tempo. Nesse curso serão apresentados alguns dos principais autores e obras que formam o corpo conceitual e especulativo da filosofia política ocidental.

• Apresentar alguns dos autores e textos mais importantes da tradição ocidental da filosofia política;
  • Elucidar conceitos e temas desse âmbito, destacando a perspectiva dos autores;
  • Refletir sobre os significados da política hoje.

Diferenciais

Curso organizado e ministrado por pesquisadores do Labô, com tema absolutamente necessário para refletirmos sobre o mundo contemporâneo, pelo estudo dos grandes clássicos do pensamento político.

Profa. Dra. Adriana Novaes

Adriana Novaes é pós-doutoranda do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, doutora em Filosofia (2017) e mestre em Ciências da Comunicação (2002) pela USP. Fez estágios de pesquisa em Lyon, Nova York e Buenos Aires. Possui bacharelado em Filosofia (2007) e licenciatura em Filosofia (2008) pela USP, e bacharelado em Comunicação Social pela FAAP (1996). É coordenadora do grupo de pesquisa “A filosofia em Hannah Arendt: significado e experiência viva” no Labô, PUC-SP.

Prof. Dr. Luiz Bueno

Luiz Bueno é Bacharel (USP) e Mestre em Filosofia (PUC-Valparaíso/Chile) e Doutor em Ciências da Religião (PUC-SP). Professor de Filosofia na FAAP. Autor do livro "Gertrude Himmelfarb - Modernidade, Iluminismo e as Virtudes Sociais" (É Realizações, 2015). Coordenador do Núcleo de Filosofia Política do LABÔ-FUNDASP/PUC-SP