Imagem de pessoas de mãos dadas

Fundamentos da Ética (LABÔ)

A ética é palavra recorrente no nosso cotidiano. Evocada como necessidade, citada repetidamente, seu significado muitas vezes parece esvaziado. O que é ética? Ou melhor, como a tradição informou seu significado? Quais as principais referências, para seu entendimento, elaboradas na tradição ocidental? Nesse curso serão apresentadas algumas das principais obras que formam o corpo conceitual e especulativo da filosofia moral, assim como propostas contemporâneas de reelaboração de seu sentido, após seu colapso causado pelos acontecimentos desumanos do século XX.

· Apresentar alguns dos textos mais importantes da tradição ocidental da filosofia moral;
· Elucidar conceitos e temas desse âmbito, destacando a perspectiva dos autores;
· Refletir sobre os significados da ética hoje.

Diferenciais do Curso

Curso organizado e ministrado por pesquisadores do Labô, com tema absolutamente necessário para refletirmos sobre o mundo contemporâneo, através de grandes obras da filosofia moral.

Profa. Dra. Adriana Novaes

Adriana Novaes é pós-doutoranda do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, doutora em Filosofia (2017) e mestre em Ciências da Comunicação (2002) pela USP. Fez estágios de pesquisa em Lyon, Nova York e Buenos Aires. Possui bacharelado em Filosofia (2007) e licenciatura em Filosofia (2008) pela USP, e bacharelado em Comunicação Social pela FAAP (1996). É coordenadora do grupo de pesquisa “A filosofia em Hannah Arendt: significado e experiência viva” no Labô, PUC-SP.