Mãos segurando uma projeção de um globo terrestre rodeada por vetores tecnológicos

Pobreza e Justiça Energética: Panorama e Desafios para Brasil e América Latina

Este curso é concebido com o propósito de habilitar profissionais de variadas áreas a enfrentar questões relativas à transição energéticas e suas implicações sociais, políticas e sociotécnicas. A pobreza e a justiça energética representam sem dúvida uma novidade relativamente recente para o país, no entanto que reconfiguram um conjunto de privações históricas ao interior de novos cenários de transformação climática e tecnológica.

Diferenciais

Primeiro, a pobreza energética, sob a forma mais limitada de acesso universal e justo á energia elétrica entra, depois do 2015, no horizonte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, com o objetivo no. 7 e, portanto, se torna um objeto de atenção privilegiada para a política internacional, os estados e as comunidades e redes política, académicas, do mercado e da sociedade civil organizada. Segundo, à luz da recessão econômica mundial de 2008 a crise social teve o efeito de destacar a relevância da pobreza energética numa escala jamais alcançada antes.

O curso aspira a fornecer aos alunos um instrumental teórico e metodológico para a compreensão e a análise da pobreza e a justiça energética e suas implicações, identificando os atuais impasses e controvérsias com respeito as formas de acesso aos serviços energéticos no Brasil e na América Latina.

• Categoria: Extensão

O curso destina-se a portadores de diploma de nível superior de qualquer área do conhecimento interessado em abordagem interdisciplinar da temática.

• Duração: 30h
  • Local: On-line Síncrono

Foto do Professor

Prof. Dr. Andrea Lampis

Atualmente desenvolve sua pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Energia e Ambiente da USP sobre A Governança da Energia na Macrometrópole Paulista. A pesquisa financiada pela FAPESP é parte do Projeto Temático Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática. Andrea Lampis possui doutorado em Social Policy da London School of Economics and Political Science (2009). Entre 2012 e 2018 autuou como professor associado do Departamento de Sociologia na Universidad Nacional de Colombia em Bogotá. Durante os anos entre 2014 e 2018 foi também diretor e editor da Revista Colombiana de Sociología.

Foto da Professora

Profa. Dra. Raíssa Musarra

Pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), vinculado ao Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), na linha Governança, Impacto e Modelagem Socioambiental. É Mestre em Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais PPGCSoc-UFMA (2011) e Doutora em Ciências Sociais - Sociologia pelo programa de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará - PPGCS-UFPA com estágio doutoral na Universidade de Paris, Villetaneuse - Paris XIII no Departamento "Sociologie/Droit".