Rodada Doha

 

 

A Rodada Doha, é a primeira rodada de negociações sob gestão da OMC.

Organização Mundial do Comércio (OMC)

þ     Fundada em 1995, esse fórum internacional tem como objetivo coordenar e administrar as regras do comércio global.

þ     São 148 países-membros que tomam decisões por consenso, isto é, é necessária a aprovação de todos.

Rodada Doha

þ     Negociações comerciais iniciadas em 2001 pelos países-membros da OMC. O nome é uma referência à capital do Catar, onde se realizava a reunião.

þ     Inicialmente, o prazo para a conclusão da Rodada Doha era janeiro de 2005, mas os negociadores não conseguiram cumpri-lo. Atualmente, eles falam em concluí-la em dezembro de 2006.

þ     Existem cerca de 20 temas em negociação. Os principais são: acesso a mercados, revisão de regras comerciais, facilitação de comércio e desenvolvimento.

þ     Cada país tem um interesse específico, dependendo da área em que é mais competitivo.

þ     O Brasil é muito competitivo em agricultura e, assim, quer que os países ricos abram seus mercados agrícolas.

þ     Os países ricos são muito competitivos na área de bens industriais e serviços. Por isso eles pressionam por maior abertura nesses setores.

þ     O maior impasse está na abertura dos mercados agrícolas. A agricultura chega a representar quase a metade da produção de alguns países em desenvolvimento, comparado com menos de 5% nas economias industrializadas.

þ     Por isso que os países em desenvolvimento, que são dois terços dos membros na OMC, dão grande importância a esse tema.

þ     O G21, grupo de países em desenvolvimento liderados por Brasil e Índia, defende que a abertura do mercado agrícola dos mercados ricos deve ser negociada em primeiro lugar, pois esse tema não teria sido tratado com profundidade na rodada anterior, a Rodada Uruguai.

þ     Os países desenvolvidos alegam que os emergentes precisam, em troca, abrir seus mercados para bens industriais e serviços.

þ     O debate sobre o tamanho do corte das tarifas de importação é importante, porque, conforme avaliação do Banco Mundial, 93% dos benefícios globais virão da eliminação ou redução dessas tarifas.

þ     A atual oferta da União Européia para agricultura prevê que o bloco vai cortar, em média, 39% das suas tarifas de importação para bens estrangeiros.

þ     Segundo o Banco Mundial, a não ser que haja um corte de 75% nas tarifas mais altas, provavelmente haverá poucos ganhos para os países menos desenvolvidos.

þ     O corte máximo oferecido pelos europeus é de 60%, dos americanos é de 90% e do G20, 75%.

þ     O Banco Mundial calcula que a conclusão da Rodada Doha poderia aumentar a renda global em US$ 300 bilhões por ano até 2015, sendo as maiores beneficiárias as nações menos desenvolvidas.

 

Fonte: Entenda o que está em jogo na Rodada Doha, Adriana Stock, BBC Brasil.