P.E.P.G. Ciências Sociais/PUC-SP 


SILVIA HELENA SIMÕES BORELLI é Professora Assistente-Doutora do Departamento de Antropologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora titular em Antropologia no Curso Superior de Design de Moda, no SENAC-SP.

Já foi Chefe do Departamento de Antropologia, Coordenadora do Curso de Ciências Sociais, Diretora da Faculdade de Ciências Sociais e Presidente da Comissão de Ensino (PUC-SP).

Integra o quadro de assessores de algumas agências de fomento à pesquisa. É editora da Revista Margem (PUC-SP) e membro do corpo de pareceristas de algumas revistas científicas. Publica livros e artigos no Brasil e no exterior. Participa de eventos científicos dentro e fora do país, coordenando, regularmente, alguns grupos de trabalho.

e-mail: sborelli@pucsp.br

É pesquisadora nas áreas de antropologia e cultura contemporânea, cultura popular e sociedade de massa: meios de comunicação (produção e recepção), televisão e teleficcionalidade, juventude, literatura popular e mercado editorial no Brasil.


PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO:

1) Recepção de Telenovelas no Brasil; 2) Análise Qualitativa de Audiência na Televisão Brasileira; 3) Análise das Campanhas de Prevenção da AIDS na televisão no Brasil, Argentina, França, Espanha e Portugal; 4) História, Valor Cultural e Consumidores de Água Mineral no Brasil


PUBLICAÇÕES:

Telenovela: história e produção (co-aut). São Paulo. Brasiliense. 1989.

Gêneros ficcionais, produção e cotidiano na cultura popular de massa (org). SP. INTERCOM/CNPq. 1994.

Ação, suspense, emoção: literatura e cultura de massa no Brasil. SP. Estação Liberdade/Fapesp/Educ. 1996.

"Os office-boys e a metrópole: lutas, luzes e desejos". Desvios. RJ. (co-aut). Paz e Terra. Nº 4. Julho/1985.

"Memória e temporalidade: diálogo entre Walter Benjamin e Henri Bergson". Margem. SP. EDUC/PUC-SP. Nº 1. Jan/1992.

"Multidisciplinariedad: diálogos entre ciencias sociales y comunicaciones". Comunicación y Sociedad. México. CEIC. Universidad de Guadalajara. Nº 14/15. enero-agosto/1992.

"Fictional genres in mass culture". Communication for a new world: brazilian perspectives. SP. National and International Cooperation Center/ECA-USP. 1993.

"Géneros ficcionales". Taller de comunicación. Revista de la Escuela de Comunicación Social. Colombia. Facultad de Artes Integradas. Universidad del Valle. Nº 4. 1995.

"Localidades, universalidades: radionovelas e telenovelas no Brasil" (co-aut). Coleção estudos e investigações: Dinâmicas multiculturais, novas faces, outros olhares. Lisboa. Vol. II. Nº 7. Nov/1996.

"Los géneros ficcionales en las telenovelas brasileñas". Telenovela: ficción popular y mutaciones culturales. Eliseo Verón y Lucrecia Escudero Chauvel (comp). Barcelona. Gedisa. 1997.