Ivani Santana, pesquisadora [ ivani-santana@uol.com.br ]

Textos (você precisará do software Acrobat Reader)

Projeto: A interação entre a dança e as novas tecnologias / Facing Dance as an interaction within new Technologies (or. Helena Katz)

O corpo, a dança, a tecnologia e o mundo são aqui considerados sistemas abertos, semióticos e evolutivos, e parte da hipótese que são justamente estas propriedades que possibilitam a emergência de uma nova forma de manifestação da dança contemporânea: dança-tecnologia interativas. Estes sistemas estão em constante troca, modificando-se, e tendendo sempre à complexidade. Eles existem lutando por sua permanência. Por isto é abordada aqui como Corpo Aberto, a mídia do corpo de carbono impregnado pelo silício.

The body, the dance, the technology and the world are considered here semiotic and evolving open systems. And this comes from the hypothesis that these properties are the ones that could make possible the emergency of a new way from which contemporary dance would express itself: dance interactive technologies. These systems keep a constant exchange, transforming themselves and always tending to complexity. That’s why we appoach this here as Open Body: the carbon body’s media impregnated with silicon.

 

Ivani Santana is a dancer and choreographer and dance researcher. She is currently in a Ph.D. program at Catholic University of São Paulo (Communication and Semiotic Program – PUC/SP) researching the congruence of dance and new technologies and interactive media. It encompasses both theoretical and practical approaches. She researches and works with softwares like Image/ine, BigEye, Life Forms, Max etc. She is also a member of the Center for Dance Studies (CED – PUC/SP), coordinate by Helena Katz.

 

Projeto de Elaboração de Home Page sobre - Arte do Corpo em interface com Novas Tecnologias _ Corpos Mediáticos _ 

A cada dia artistas e pesquisadores da arte do corpo trabalham na interface com as novas mídias. Em países como Alemanha, Holanda, Canadá, Japão e Estados Unidos, entre outros, a produção artística em interação com as tecnologias no campo da dança tem crescido e vem ganhando várias formas de ocupação, não são apenas softwares coreográficos, de notação ou análise de movimento, mas uma gama enorme de interfaces criadas para performances em espaço cênico ou no ciberespaço.

No Brasil, ou ainda, na America Latina, vários focos desta nova forma de produzir a arte do corpo vem surgindo, mas praticamente sem comunicação ou conhecimento de seus pares. Apesar de interesses similares estes artistas não tem encontrado uma forma de se reconhecerem ou encontrarem para trocar suas experiências com as novas tecnologias.

Possibilitar um ponto de reunião virtual propiciaria o estabelecimento de um intercâmbio entre estes artistas e pesquisadores de grande importância para o crescimento e fortalecimento destes novos inventos artísticos nos países latino-americanos. Principalmente porque, na área da dança, ainda há pouca difusão da sua existência em diálogo com as novas tecnologias.

Levando em consideração que um núcleo de discussões sobre a dança já vem sendo realizado pelo Centro de Estudos em Dança e, contando ainda, com a chegada do Centro de Investigações em Mídias Digitais, ambos vinculados ao Programa de Estudos Pós Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, o qual tem propiciado o estabelecimento e crescimento de um forte grupo de artistas e pesquisadores das mais variadas áreas trafegando com as novas mídias e tecnologias, a criação de uma home page que abarcasse este intercâmbio entre os artistas da dança em interface com a tecnologia parece ter grande pertinência.

Estruturação:

Foco principal: artistas e pesquisadores de dança e performance em interação com as novas tecnologias.

Principais vias de interesse:

  1. Disponibilizar textos sobre o assunto de corpos midiáticos no campo da dança, performance e corpo no ciberespaço. Por um período de 2 a 3 meses, artigos e matérias de artistas, cientistas e pensadores estariam disponibilizados na rede através da home page.
  2. Oferecer banco de dados das biografias de artistas da área, dando ênfase aos artistas da America Latina, servindo tanto para consulta como para filiação dos artista e pesquisadores interessados.
  3. Promover lista de discussão sobre o assunto.
  4. Divulgar os eventos de maior relevância relacionados a área tais como festivais, congressos, seminários e workshops realizados em todo o mundo.
  5. Possibilitar links a outras instituições, sites e listas de discuções pertinentes tais como dance-tech, art.net/DT Zone, danceonline, steim, Interlab - PUC, revista Leonardo, etc.
  6. A página estaria ligada ao Centro de Estudos em Dança e ao Centro de Investigações em Mídias Digitais.