A Linha de Pesquisa
Em 1994, Winfried Nöth começou a dar aulas como professor estrangeiro convidado no programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica, sob os auspícios do programa de intercâmbio para docência de longa e curta duração do DAAD. Desde então, iniciou-se uma parceria de ensino e pesquisa entre a profa. Maria Lucia Santaella Braga e o prof. Winfried Nöth. Dessa parceria já resultaram dois livros publicados em co-autoria: Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia (1998, São Paulo: Iluminuras) e Semiótica: Bibliografia Comentada (1999, São Paulo: Experimento).
Foi no livro Imagem que a pesquisa conjunta dedicada ao tema de "Palavra e Imagem", começou a nascer. Dois capítulos desse livro são dedicados à elaboração conceitual e discussão de fontes teóricas e históricas desse tema. Para dar continuidade a esse trabalho, agora em nível coletivo e não apenas teórico, mas aplicado e ampliado para uma dimensão multimidiática, comparativa e intercultural, a equipe acima identificada se apresenta com este projeto para o programa Probral.
Crescem cada vez mais em importância, tanto em nível nacional quanto internacional, as relações possíveis entre imagem e palavra. Desde o advento da imprensa - jornais, revistas, publicidade - nas interações que estabelecem entre texto, diagramação, variações tipográficas, desenhos e fotos, a palavra e a imagem tornaram-se inseparáveis. Essa mesma conjunção inextricável veio hoje acentuar-se no design de interface, multimídia e hipermídia, nas telas dos monitores dos computadores. Não é de se estranhar, portanto, o grande interesse que a questão vem despertando não só entre aqueles que trabalham nos interstícios do texto e imagem, quanto naqueles que os tomam como tema de investigação.
A relevância dessa questão, até certo ponto, pode ser atestada pelo grande número de mestrandos e doutorandos na área das comunicações e linguagens que, tanto no Brasil quanto na Alemanha, desenvolvem pesquisas de algum modo relacionadas à intersecção da palavra e imagem. Desde 1978, o programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP tem abrigado essas investigações na linha de pesquisa sob o título de "Sistemas Intersemióticos" que, em um de seus níveis, se caracteriza pela investigação das relações entre linguagens e sistemas de signos. Com o advento da multi e hipermídia, essa linha de pesquisa cresceu de tal maneira que foi expandida e sistematizada em três ramos: Sistemas Intersemióticos I: relações entre linguagens na Arte; Sistemas Intersemióticos II: relações entre linguagens nas Comunicações; Sistemas Intersemióticos III: relações entre linguagens na Literatura.
Desde 1996, o prof. Winfried Nöth tem ministrado no programa de Comunicação e Semiótica a disciplina "Elaboração de Projetos". Dada sua formação intersemiótica, interdisciplinar, com produção na literatura, artes e mídia, o prof. Nöth tem coorientado projetos na linha de pesquisa de "Sistemas Intersemióticos", como foi o caso das dissertações de mestrado de Marco Antonio Bonetti e Marcus Bastos, hoje doutorandos incluidos neste projeto Probral. Para intensificar essa cooperação nascente, ampliando-a para uma colaboração bilateral entre os pesquisadores da PUCSP e os de Kassel, foi escolhido o tema consensual das relações entre palavra e imagem, suficientemente multifacetado, nas suas manifestações em diferentes mídias, para permitir que cada pesquisador desenvolva uma face da questão que seja capaz de contribuir para a consecução do todo do projeto, estando aí o caráter inovador desta pesquisa, conforme será melhor especificado mais à frente.
Em 1997, foi assinado pelas respectivas Reitorias, um acordo geral de cooperação entre a Universidade de Kassel e a PUCSP. O projeto Probral vem trazer conteúdo de pesquisa e de colaboração efetiva para esse acordo formal.
continua