PIBID

O Projeto de Iniciação à Docência da PUC/SP denominado: “PIBID-PUC/SP: Processos de formação inicial de professores em contextos colaborativos: docência e práticas educativas desenvolvidas em escolas públicas do Estado de São Paulo” envolve escolas públicas, que aceitaram ser nossas parceiras, e alunos dos cursos de licenciatura plena da PUC/SP. O projeto objetiva, em primeiro lugar, desenvolver a iniciação à docência, privilegiando a formação para o trabalho do magistério no sistema público de educação básica, pois os alunos-bolsistas terão como uma das tarefas integrar-se na escola pública para a qual for designado. Eles conhecerão o cotidiano da escola pública, explicitando a integração entre educação superior e educação básica. Além disso, terão oportunidade de vivenciar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter interdisciplinar. Por outro lado, a presença dos licenciados e o trabalho integrado com as escolas visa a contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica.

Os licenciandos selecionados estão matriculados em cursos de Licenciatura em andamento em especial a partir de 2017 as áreas: (a) Pedagogia (enfatizando a alfabetização); (b) História. A proposta a ser desenvolvida com esses alunos bolsistas será acompanhada pelo coordenador institucional, pelos coordenadores de área designados pela PUC/SP e pelo professor supervisor da e na escola pública selecionada. O trabalho dos alunos demandará trinta horas mensais às ações do PIBID, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares.

Conecte-se à PUC-SP