TECNOCRIAÇÕES//
 
 
programa
organização
 
   
 
Workshop:
Processing, Arte e Tecnologia com
Zachary Lieberman








Dias 15 e 16 de Agosto de 2006

Local:
Centro das Ciências
Exatas e Tecnologia - CCET - PUC-SP
Campus Marquês do Paranaguá, 111
Investimento: R$ 75,00
com certificado
evento com tradução consecutiva


O artista e professor da Parsons School of Design de Nova York vem pela primeira vez ao Brasil ministrar workshop sobre a linguagem de programação Processing, Arte e Tecnologia.

A vinda de Zachary é fruto da parceria entre o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC (SP) e o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica que trouxe ao Brasil em 2005 o criador do Hipertexto Ted Nelson e que pela segunda vez traz ao Brasil pesquisadores importantes na área de Mídia Digital, Arte e Tecnologia.

O Workshop será oferecido ao público interessado na área de programação computacional, estudantes de arte, mídia, comunicação, semiótica, tecnologia e pesquisadores que tenham interesse em desenvolver trabalhos na área interdisciplinar entre arte e tecnologia.

O curso será oferecido em dois dias consecutivos no Campus Marquês do Paranaguá da PUC (SP) com carga horária de 9 horas em laboratório.

A linguagem Processing é uma ferramenta criada especificamente para as demandas atuais na área de animação, arte e tecnologia, sendo que opera através da compilação Java e oferece como possibilidade a criação de gráficos, edição de animações e principalmente o controle de periféricos, tais como câmeras, mouses, teclados, entre outros.

O Processing é uma opção em relação aos programas proprietários que funcionam com plug-in’s também proprietários, pois é de livre distribuição e uso, além de ser de fácil compreensão e não demandar nenhum tipo de “programa” para funcionar.

Programação:

15/08 das 10h00 às 15h00
16/08 das 09h00 às 13h00

Sobre o artista

Zachary Lieberman é artista e professor da Parsons School of Design, da The New School University em Nova York. Atualmente desenvolve trabalhos na área de arte e tecnologia, tendo sido aclamado em inúmeros festivais ao redor do mundo. Recebeu o prêmio de melhor obra de Arte Interativa em 2006 do Ars Electronica, o maior festival de arte digital contemporâneo. Zachary desenvolveu uma trajetória de artista digital com trabalhos que se valem de um diálogo profundo com elementos da História da Imagem, da animação e os repensa nos cenários da arte digital contemporânea, apresentando experiências sensoriais e resultados estéticos fascinantes e complexos. A utilização de linguagens computacionais, aliadas ao processo de desenvolvimento das suas obras demonstra que o processo de produção é parte constituinte da compreensão e da fruição das obras em suportes eletrônicos e que, para além da mera posição de produtor/espectador, o artista contemporâneo que trabalha na intersecção entre mídia e arte necessita compreender os processos criativos e ao mesmo tempo saber se posicionar diante do resultado formal de sua produção.

Website: www.thesystemis.com

Suas obras (resumo):

Drawn – prêmio de melhor obra interativa (Ars Electronica 2006)
Messa di Voce (com Golan Levin) – exposta no Brasil na mostra Emoção Art.ficial 3.0 (2006)
Rotosketch
Picturing Family
Motionscapes
Manual Input Sessions
re:mark (com Golan Levin)
Hidden worlds (com Golan Levin)
Gesture machines

Organização:

Cícero Inácio da Silva (FILE)
Jane de Almeida (Universidade Mackenzie e PUC-SP)


Promoção

Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC (SP)
FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 
 
Apoio///