1.Inicialmente cada um de vocês deverá assistir ao vídeo que irá prepará-los para a tarefa.
2.Observe também a contribuição da matemática para a arte em:
http://www.dartmouth.edu/~matc/math5.pattern/lesson1art.htm
http://www.uv.es/~buso/escher/totpod_es.html
3.Formem equipes de 6 alunos para executar a tarefa proposta.
Cada equipe, em grupo de 2 alunos, deve consultar as informações disponíveis nos quadros abaixo que os ajudarão na realização do trabalho.
4.Em equipe e com as informações já obtidas, tentem responder às questões abaixo. Observem que vocês poderão aproveitar as respostas na construção de seu folheto!
Que cultura inspirou Escher a produzir mosaicos?
Descrevam diferentes tipos de mosaicos que podem ser encontrados ao seu redor e em outros ambientes.
Explique por que não é possível formar mosaicos usando somente polígonos regulares que tenham mais de seis lados.
O contato com o trabalho de Escher modificou sua visão sobre a Matemática?
Qual o mosaico de Escher de sua preferência?
5.De acordo com as preferências, formem grupo de 2 alunos para construir um mosaico com o auxílio do Cabri-Géomètre, usando uma das técnicas estudadas por um dos grupos. É válido consultar seu professor em alguma dificuldade.
6.Os quadros abaixo apresentam técnicas de construção de mosaicos usando o Cabri-Géomètre. Escolha um deles para a tarefa de seu grupo. É importante, para o sucesso de todos, que cada um cumpra sua missão da melhor forma possível. Boa sorte!
7.Descrevam o processo de construção do mosaico de sua equipe considerando as simetrias utilizadas.
8.Decidido os detalhes de seu projeto apresente-o para a aprovação de seu professor e podem partir para a elaboração de seu web-folheto.
9.O próximo passo será estudar o critério de avaliação. Estejam certos de que estão atendendo aos itens especificados.
10.Finalizem o web-folheto e revejam o critério de avaliação para verificar todos os aspectos da tarefa realizada por vocês.