Edição Ano 3 - Número 6 - Maio / Agosto  2007

 

Religião e Contextos Sociais

 

 

A composição social da CNBB e da CEA: Origens, formação e trajetória

Prof. Dr. Juan Cruz Esquivel - Universidad de Buenos Aires

 

O presente artigo propõe-se desvendar a multiplicidade de fatores que, concomitantemente, interagem e especificam os diversos perfis existentes nas conferências episcopais do Brasil e da Argentina. Analisaremos, comparativamente, as origens dos bispos levando em consideração o local de nascimento, a extração social, o nível educacional e o contexto de socialização primária. Do mesmo modo, examinaremos as trajetórias religiosas dos prelados, discriminando o momento de ingresso na vida eclesiástica, o tipo de formação religiosa recebida, a carreira sacerdotal e a antiguidade nas funções episcopais.

 

Os mitos kamayurá

Profa. Dra. Carmen Junqueira - PUC/SP

 

A intenção do presente texto é relatar o mito de Kanaraty e Kanarawary, registrada por muitos estudiosos do povo kamaiurá, numa versão resumida, e buscar identificar o foco que orienta a intenção do narrador, o evento central em torno do qual os atores se movimentam em diferentes cenários.  A tentativa da aproximação será feita com o auxílio de trechos de dois outros mitos.

 

Educação e Religião: leitura teológica da

 pedagogia de Paulo Freire na América Latina

Prof. Dr. José Rubens Jardilino – Uninove-SP

 

O objetivo do texto é introduzir o leitor num dos importantes tópicos do seu pensamento: influência do pensamento teológico em sua obra. As idéias de Freire se localizam num tempo/espaço em que foi germinado no continente um pensamento teológico que ficou conhecido como Teologia da Libertação. É, conhecida a aproximação deste pensamento com a trilogia das pedagogias de Paulo – Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia.

 

Contribuições de Mário Ferreira dos Santos

à pesquisa sobre religião no Brasil

Prof. Ms. Carlos Vargas - Faculdades Santa Cruz/PR

 

Este trabalho apresenta algumas contribuições que a metodologia da filosofia concreta e a concepção de Mathesis Megiste em Mário Ferreira dos Santos podem oferecer ao estudo do fundo cósmico da religião por meio da noção de tímese parabólica para conhecer mais sobre os caminhos do fenômeno religioso, recuperando, em um mundo que acentua tantas diferenças, o ideal de unidade dos saberes e da própria filosofia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Paisagem institucional

Helena Silva

Puc-SP

 

Cenários de Igreja mostra os vários catolicismos no Brasil

 

 

 

Para ler os artigos é necessário instalar o AdobeReader

Clique para fazer o download gratuito