Edição Ano 5 - Número 13 - Setembro / Dezembro 2009

 

Etnicidades, Identidades

 

 

Eduardo Basto de Albuquerque (1942-2009)
Milton Costa - Unesp/Assis
 
Um depoimento sobre a vida e a produção intelectual do professor Eduardo Basto de Albuquerque, da Unesp/Assis.



Uma história de Deus, de Karen Armstrong

Eduardo Basto de Albuquerque
 
Aula preparada para o Concurso para Professor Titular na Disciplina História das Religiões da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP

Cântico dos Cânticos: parte do cânon sob censura
José Rubens Jardilino - PPGE/Uninove - Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP

Leandro de Proença Lopes - Doutorando em Educação / Uninove

Falar do belo poema de amor expresso no livro do Cântico dos Cânticos é falar de um texto bíblico pouco explorado na vida da igreja. Trata-se de um dos textos bíblicos pouco estudados, embora - possivelmente - seja lido com frequência. Acreditamos que se a moral cristã pudesse, colocaria sobre ele um véu para camuflar sua nudez - lhe travestiria, lhe ocultaria. Felizmente ela não pode mexer no cânon, e o poema erótico lá está, no meio da Bíblia, como que desafiando nosso entendimento sobre a Palavra de Deus a respeito da sensualidade.


Alimentação  e agricultura natural na
Igreja Messiânica Mundial do Brasil e suas dissidências

Hiranclair Rosa Gonçalves - Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP

Este artigo aborda a questão da alimentação e agricultura naturais praticada pela Igreja Messiânica Mundial do Brasil (I.M.M.B.) e suas dissidências no Brasil. Esses grupos religiosos eles não apenas preconizam aos adeptos o consumo de alimentos naturais mas também praticam atividades agrícolas, existindo porém discordância entre o que é a agricultura natural correta entre os mesmos.

Etnicidade e religiosidade da comunidade
quilombola de Olaria, em Irará (BA)

Jucélia Bispo dos Santos - Mestre em Estudos Africanos pela UFBA

O campo religioso da comunidade quilombola da Olaria, em Irará-Bahia, se configura a partir de elementos peculiares que identificam a mentalidade dos sujeitos que residem neste espaço. Nesta comunidade, evidencia-se a existência de uma igreja católica e de um terreiro de candomblé, além dos evangélicos, que somam um pequeno percentual. Entretanto, o que mais se destaca entre a maioria dos moradores da região é uma religiosidade estabelecida em uma versão local, adaptada à identidade de um grupo.

A atuação das Cebs em Volta Redonda (1974-1979)
Paulo Célio Soares - Mestre em História Social pela USS

As Cebs (Comunidades Eclesiais de Base) representam um importante momento na vida da Igreja. Em Volta Redonda essas comunidades adquiriram especial destaque. Antes de seu nascimento, a atuação da Igreja na cidade pautava-se pelo estrito apoio aos grupos dominantes. A chegada de D. Waldyr Calheiros em 1966, altera profundamente esse quadro, quando a Igreja, a partir de sua base, estimulando a criação das Cebs, passa a apoiar diversos movimentos contestatórios da sociedade civil.

As benzedeiras do Rio de Contas e os desafios às Ciências Sociais
Gilberto Orácio Aguiar - Doutorando em Ciências Sociais - PUC/SP

O presente texto tem como objetivo lançar questionamentos sobre a relação das ciências sociais com as práticas populares da benzedura. Localizada no sudoeste da Bahia, mais precisamente em Rio de Contas, voltamos na memória destas mulheres rezadeiras para abrirmos ao mistério nossas mentes e deslumbrarmos a prática de fé das mesmas que rezam e de quem as procura na busca de respostas e de cura para suas enfermidades. Estudar, analisar e verificar a prática da benzedura é um momento sublime de encontro do sagrado onde a ciência já declarou sua morte.




 


 

 

O negativo do pensamento

Monica Schettini

 

Literatura de Auto-ajuda e Individualismo desmonta estratégias do chamado "pensamento positivo"







Para ler os artigos é necessário instalar o AdobeReader

Clique para fazer o download gratuito