Bem-vindos

Neste site são divulgadas as atividades desenvolvidas pelo Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – PRÓ-SAÚDE e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-SAÚDE da PUC-SP em parceria com a Supervisão Técnica de Saúde da Fó-Brasilândia-Coordenação Norte da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Saiba mais

Sobre nós

A PUC-SP a partir dos cursos de Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social participa do Pró-Saúde II (2008-2014) e do Pró/PET-Saúde (2012-2014), numa parceria com a Supervisão Técnica de Saúde da FÓ-Brasilândia, da Coordenadoria de Saúde Norte (SMS-SP).

Participam do Pró-saúde II quatro unidades básicas de saúde:

  1. UBS Vila Ramos Freguesia do Ó;
  2. UBS Sylmaria Rejane;
  3. UBS Jardim Paulistano;
  4. UBS- Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão.

O Pet–saúde, cujo tema é Formação em Saúde Mental/Reabilitação e Atenção Básica, envolve parceria da PUC-SP com as equipes da ESF e do NASF da UBS Sylmaria, do CECCO, dos CAPS que integram a rede de serviços da Supervisão Técnica de Saúde da Fó Brasilândia, da Coordenadoria Norte (SMS-SP).

Cada um dos projetos (Pró e Pet Saúde) é acompanhado por uma Comissão Gestora Local constituída por representantes dos docentes, gestores municipais de saúde, discentes e membros dos conselhos locais.

Projeto em parceria PUC-SP e STS Fó/Brasilândia é aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD)

Pró-Saúde II realiza supervisão de casos clínicos no Centro Especializado de Reabilitação (CER) Fó Brasilândia com a psicanalista Julieta Jerusalinsky

PUC-SP Integra o Comitê Gestor Coapes Região Norte do Município de São Paulo

Atividades Do Própetsaúde III 2016 (PUC-SP e Supervisão Técnica de Saúde da Fó-Brasilândia)

Data: 28/05/2014
Horário: 09:00 às 17:00
Local: Auditório 239, 2° andar.
Data: 05/05/2014
Horário: 13:30 ás 17:00
Local: Igreja Bom Pastor - Av. Manoel Bolívar, 22 - Jardim Carombé - São Paulo - SP
Data: 12/05
Horário: 13:00 às 17:00 horas
Local: auditório 100-A

Palestra "Matriciamento, o que é? ; Debate sobre a experiência de implantação dos serviços de NASF na Fó/Brasilândia".

Data: 30/04
Horário: das 13:30 às 15 hs.
Local: Sala P79A, Campos Monte Alegre -Prédio Sede (velho) da PUC.

Dia 31/03/14
8h30-9h: café
9-11h30: Clínica Comum: a experiência da UNIFESP-BS na formação em saúde

Roda de conversa com professores do Laboratório deEstudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho em Saúde da UNIFESP-BS

Profa Dra Angela Capozollo
Prof Dr. Maurício Lourenção Garcia

Objetivo: conhecer e dialogar sobre a a experiência que estão desenvolvendo na formação profissional em saúde nos cursos da UNIFESP-BS, com destaque para o trabalho entre profissões, as metodologias ativas e os cenários de aprendizagem nos territórios sanitários.

Local: PUC-SP Auditório 100-A

Os participantes da IV Mostra Nacional de Experiência em Atenção Básica/ Saúde da Família , receberam os seguintes livros que estão a disposição para consulta:

 Saúde da Família nos Municípios Brasileiros: Os reflexos dos 20 anos no espelho do futuro.
Autores: Maria Fátima de Sousa; Marcos da Silveira Franco e Ana Valéria Machado Mendonça.
 
Guia do Amostrado- IV Mostra Nacional de Experiência em Atenção Básica/ Saúde da Família.
 

"Pró-Saúde e PropetSaúde participam da IV Mostra Nacional de Experiência em Atenção Básica/ Saúde da Família"

Evento: Pró-Saúde e PropetSaúde participam da IV Mostra Nacional de Experiência em Atenção Básica/ Saúde da Família que está sendo realizada em Brasília DF nos dias 12 a 15 de Março de 2014. Sendo representado pelos seguintes profissionais: Ramiro Fernandes Pedro; Sandra Rizzi; Rose Haberland, que apresentarão os seguintes temas:
1) Fortalecimento da rede de atenção integral à pessoa com deficiência no território da Freguesia do Ó e Brasilândia: a presença da Atenção Básica e Pet-Redes - linha atenção à saúde da pessoa com deficiência: a experiência da PUC-SP. Autores da experiência: Maria Cecilia Bonini Trenche; Altair Cadrobbi Pupo; Maria Cristina G. Vicentin ; Debora Sereno; Katia El Id; Maria Socorro Cabral; Regina Marsiglia; Rose Haberland.
2) Itinerários de cuidado e auto-cuidado de usuários e redes entre atenção básica e atenção psicossocial: aia da PUC-SP e da Supervisão de Saúde Fó/Brasilândia. Autores da experiência: Maria Cristina G. Vicentin; Elisa Zaneratto Rosa ; Edna Kahale; Sandra Rizzi; Bianca Lins Leal; Mirian Ribeiro.

"Pró-Saúde e PropetSaúde terão participantes no 11º Congresso Internacional Rede Unida "

Evento: Pró-Saúde e PropetSaúde terão participantes no 11º Congresso Internacional Rede Unida que será realizado em Fortaleza nos dias 10 a 13 de Abril de 2014. O Pró-Saúde será representado pelas profissionais Jussara Spolaor e Mirian Ribeiro.

"29º Encontro Internacional de Audiologia "

Evento: 29º Encontro Internacional de Audiologia que será realizado em Florianópolis SC, contará com a presença da Gestora Professora Dra. Maria Cecilia Bonini Trenche e da co-gestora Professora Dra. Altair Cadobbri Pupo, nos dias 13 a 16 de Abril de 2014. O tema do encontro será "Audiologia: pelo que sabemos para as promessas do futuro".

"Pró-Saúde e PropetSaúde participaram do XV Simpósio de Pesquisa de Intercâmbio Científico"

Evento: Pró-Saúde e PropetSaúde participaram do XV Simpósio de Pesquisa de Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Psicologia. Nesse evento o Pró-Saúde II e o PropetSaúde III, serão representados pela Professora Drª. Maria Cristina G. Vicentin.
O XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia ocorrerá entre os dias 6 e 9 de maio de 2014 no Centro de Convenções do Dall’Onder Grande Hotel, na Cidade de Bento Gonçalves, RS. A ANPEPP é uma entidade que reúne programas de pós-graduação e o Simpósio se organiza em grupos de trabalho temáticos previamente constituídos, compostos por professores e pesquisadores, e em fóruns de discussão sobre questões atuais em Ética, Políticas Científicas, e Internacionalização da Pesquisa. O tema para o XV Simpósio, Pesquisa, Colaboração e Comprometimento em Psicologia ressalta a pertinência da autoria coletiva, da formação de redes, da divulgação nacional e internacional, do envolvimento entre graduação e pós-graduação, e da conjunção pesquisa/aplicação.

"Implantação de serviço de prevenção e assistência a violência na Atenção Básica"

Evento: Aula aberta que ocorrerá no Núcleo de Políticas Públicas e Psicologia, sobre "Implantação de serviço de prevenção e assistência a violência na Atenção Básica" com Magna B. Damasceno (Coordenadora da Atenção a pessoa em situação de violência doméstica e ou sexual, Secretaria Municipal de Saúde de Mauá).
Data: 17/03
Horário:  das 13:30 as 15:00 horas
Local: sala P79a - PUC Campos Monte Alegre

"Debatendo a Rede de Atenção Psicossocial em São Paulo"

Programação:
12/3 - Quarta-feira
19h30 - Apresentação da proposta da Rede de Atenção Psicossocial do município (SP)
20h às 21h - Apresentação do trabalho dos grupos temáticos
21h às 22h - Debate e encaminhamentos
Local:
Auditório Central - Campus Consolação
Rua Marquês de Paranaguá, 111 – Consolação – SP
Público-Alvo:
Atores do campo da Saúde Mental em São Paulo, trabalhadores, gestores e usuários dos serviços de saúde mental; estudantes e professores da PUC-SP e outras Universidades.
Promoção:
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - PUC-SP
Pró-Saúde II
Centro de Atenção Psicossocial II

Aluno Marcos Amaral estudante do 3° ano de Psicologia da PUC/SP, participante do Convênio Pró-Saúde II PUC/SP escreve relato sobre o dia em que esteve na Cracolândia.

Data: 26/02/2014.
Horário: das 08:00 às 13:00 horas.
Local: PUC/SP Auditório 333
Campus Monte Alegre

Design:DTI-NMD