Pesquisadores

Produções Bibliográficas

Banco de Dados

Links

8º Encontro Internacional do Programa Pós-Doutorado de Pesquisa em Ciências Sociais, Crianças e Juventude

O programa de Pós-Doutorado em Ciências Sociais organizado pela PUC São Paulo e CLACSO realizou oito encontros nestes três anos e meio, que tiveram duração de uma semana e ocorreram em sete países Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, Uruguai, México e Bolívia.

O 8º encontro, ocorrido de 14 a 18 de outubro de 2013 em São Paulo, contou com a participação de 30 pós-doutorados e três convidados internacionais, além dos doutores e pós-docs que dirigem o programa , além de outras quatro instituições sendo elas: Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la alianza CINDE; Universidad de Manizales ? Colombia; Colegio de la Frontera Norte de México ? COLEF; Universidad Católica Silva Henríquez ? Chile. A semana foi programada com diversas conferências algumas apenas para os participantes e outras abertas ao público interessado que trabalham com jovens, crianças e políticas públicas de educação. O evento ofereceu um espaço de formação e investigação para pensar nas crianças e jovens e sua contribuição para o avanço do conhecimento e a construção de processos e competências relevantes para o continente. Com o enfoque na América Latina, houveram grandes pontuações nas politicas publicas e praticas sociais exercidas pelos agentes em questão.

A semana foi composta por mesas redondas, reuniões de linhas de investigação, divididas em quatro temas: ?atores?, ?conflitos?, ?contextos e cultura? e ?comunicação?, exposições de painéis de pós doutorados, além de contar com três conferencias realizadas no TUCA, com as seguintes temáticas: ?Criança e mídias: horizontes de pesquisa?, Gilka Girardillo, ?Intelectualidade, comunicação e cultura: perspectivas epistemológicas para a infância.