Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP recebeu convidados internacionais

Beatriz Sanjuán, pesquisadora da Universidade de Oviedo (Espanha), e o poeta português Luís Serguilha estiveram com alunos do Programa durante o mês de março

Com o título de O Literário na primeira infância: possibilidades e desafios, a palestra ministrada pela professora Beatriz Sanjuán, pesquisadora da Universidade de Oviedo (Espanha), trouxe temas tocantes ao universo infantil e ao ser criança entrelaçados ao mundo da literatura, também ele infinito em suas possibilidades. O evento ocorreu no dia 16 de março e contou com a participação do nosso corpo discente e docente.

Sanjuán tem mais de 20 anos de experiência e atuação em projetos de pesquisa que visam incentivar o contato com os livros já na primeira infância e compartilhou com o público suas reflexões acerca da relação entre as crianças e o ato de ler, apresentando também alguns resultados dos seus estudos sobre os livros infantis e a mediação de leitura com crianças desde o berço.

No dia 26 de março foi a vez de Luís Serguilha, crítico e autor das obras Entre Nós (2000), Embarcações (2004), A Singradura do Capinador (2005), Hangares do Vendaval (2007), Roberto Piva e Francisco dos Santos: na sacralidade do deserto, na autofagia idiomática-pictórica, no êxtase místico e na violenta condição humana (2008), As Processionárias (2008), KORSO (2009), KOAE (2011), Khamsin-Morteratsch (2011), Kalahari (2013), Anga Ibiisi (2013) e Plantar rosas na barbárie (2017). O poeta, que foi laureado com o Prêmio de Literatura Poeta Júlio Brandão em 2000, também escreve textos de crítica e ensaios, que estão publicados em diversas revistas literárias (portuguesas, espanholas e brasileiras). Atualmente, ele pesquisa a poesia brasileira contemporânea.

“O intercâmbio de conhecimento crítico, o contato com a criatividade artística, a troca de ideias, a experiência acadêmica e as novas possibilidades de pesquisa são objetivos estabelecidos pelo nosso Programa e a participação de convidados internacionais de qualidade é central nessa proposta”, avalia Diana Navas, professora doutora do Programa.

Literatura e Crítica Literária

PUC-SP