Share


Histórico, objetivos e público-alvo

Os Encontros Internacionais sobre Pragmatismo são organizados pelo Centro de Estudos de Pragmatismo da PUC-SP e têm sido considerados uma das mais importantes referências internacionais na exposição de pesquisas, realização de debates e divulgação de trabalhos sobre a corrente filosófica denominada pragmatismo, com ênfase no pragmatismo clássico nascido no século dezenove nos Estados Unidos, não obstante contemplando, também, suas abordagens contemporâneas. De outro lado, os Encontros têm promovido um fértil diálogo com a História da Filosofia nas áreas de metafísica, epistemologia, lógica, filosofia da linguagem e semiótica, ética e estética.

Os resumos das comunicações e conferências, em versões bilíngues, são publicados no Caderno de Resumos impresso (ISSN 1983-9537). Os autores podem ainda submeter os trabalhos completos para publicação em duas revistas editadas pelo CEP. A COGNITIO: Revista de Filosofia (impressa: ISSN 1518-7187 / eletrônica: ISSN 2316-5278) recebe artigos das conferências, e a COGNITIO-ESTUDOS: Revista Eletrônica de Filosofia (ISSN 1809-8428), os textos das comunicações. Os artigos submetidos serão encaminhados para emissão de pareceres do Conselho Científico ou de colaboradores ad-hoc em ambos os periódicos.

O 15º Encontro Internacional sobre Pragmatismo contará com conferências de pesquisadores internacionalmente renomados, convidados pelo evento. As sessões de comunicações contarão com aproximadamente 30 comunicações, submetidas a processo seletivo. Segundo uma estrutura já experimentada e aprovada em eventos anteriores, todas as conferências terão um comentador convidado. Cada sessão, tanto de conferência quanto de comunicação, contará com um coordenador de mesa.

Em sentido estrito, o evento destina-se a professores e estudantes de pós-graduação em filosofia; em sentido amplo, a professores e estudantes de pós-graduação em áreas afins, bem como a estudantes de graduação em filosofia e ciências humanas.

 

 

 

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Design DTI-NMD
English version