Share


O Centro de Estudos de Pragmatismo (CEP) orgulha-se em anunciar a eleição do prof. Dr. Ivo A. Ibri, editor, para a vice-presidência, em 2014, e a presidência, em 2015, da The Charles Sanders Peirce Society (http://peircesociety.org), por unanimidade em reunião da entidade em 27 de fevereiro passado, na cidade de Chicago, EUA. Coordenador do CEP, dos Encontros Internacionais sobre Pragmatismo e editor responsável das revistas Cognitio: Revista de Filosofia e Cognitio Estudos, prof. Ivo Ibri tem se dedicado ao estudo do pensamento do filósofo norte-americano Charles S. Peirce e sua relação com as grandes questões da história da filosofia, notadamente com o idealismo alemão. Sua eleição para a Peirce Society, entidade fundada há quase 60 anos, vem consolidar o reconhecimento internacional de seu trabalho, amplamente conhecido pela sua participação em eventos na Europa e Estados Unidos, bem como pela publicação de vários de seus ensaios no exterior.

 



Centro de Estudos de Pragmatismo

Centro de Estudos de Pragmatismo – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Brasil

O Centro de Estudos de Pragmatismo (CEP) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia da PUC-SP foi fundado em 1998 e, portanto, neste ano de 2010, completa treze anos de atividade. Ele nasceu para conglomerar pesquisadores e estudantes interessados em pragmatismo clássico e contemporâneo e em todas as disciplinas filosóficas que lhe são correlatas. Por formação de seu fundador, Prof. Ivo A. Ibri, ele se dedicou mais fortemente aos estudos em torno da obra de Peirce, e desde aquele início tem formado um número significativo de pesquisadores especialistas no pensamento peirciano. Com três linhas de pesquisa, a saber, pragmatismo e lógica, pragmatismo e ética e pragmatismo e estética, tem estimulado grupos de estudo em torno destas linhas, de onde saem os temas para as dissertações de mestrado e doutorado no programa de pós-graduação em filosofia que abriga o CEP.

Também em 1998 o CEP pela primeira vez promoveu o 1º Encontro sobre Pragmatismo realizado naquele ano apenas com professores brasileiros. A partir desta data, estes Encontros tornaram-se anuais, e em 2000 tornou-se Encontro Internacional sobre Pragmatismo (EIP), uma vez que o evento passou a contar com a presença de pesquisadores estrangeiros na área. Também em 2000 foi editada pela primeira vez a revista Cognitio – Revista de Filosofia, destinada a publicar trabalhos na área e as contribuições advindas das palestras dos Encontros Internacionais. Cognitio constitui produção de destaque do Centro, com seus dois volumes anuais, tendo obtido excelente repercussão nacional e internacional. Além dela, o CEP edita também a revista on line Cognitio-Estudos, destinada a publicar artigos de jovens pesquisadores, estudantes de pós-graduação, recém-mestres e recém-doutores que apresentam comunicações nos EIP.

O CEP planeja manter e fazer crescer todas estas atividades, a par de um intenso intercâmbio com outros centros de pesquisa internacionais, levando uma abordagem própria do pragmatismo, profundamente comprometida com um diálogo com a tradição da história da filosofia.


 

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Design DTI-NMD
English version