Número 13, Janeiro - Junho/2016
ISSN: 1984-3585

ARTIGOS

Alteridade em Peirce e negatividade em Han - por Guilherme Henrique de Oliveira Cestari

Este texto tem o objetivo de descrever e contrapor a visão de Charles Sanders Peirce e a de Byung-Chul Han sobre a alteridade (como aspecto, respectivamente, da segundidade e da negatividade) na constituição do pensamento, da conduta e, por conseguinte, dos modos de vida de comunidades de seres humanos. (...)

O artesão, o filósofo e o maker - por Carlos Eduardo Pires de Camargo

A sociedade ocidental moderna tem uma dificuldade arraigada em reconhecer a ligação entre corpo e mente, atribuindo maior valor às atividades intelectuais em detrimento das atividades manuais. O artesão pré-industrial, no entanto, atuava contra tal paradigma. (...)

A arte contemporânea e a fenomenologia alienígena - por Clayton Policarpo

Um dos dilemas na pesquisa e produção em arte é a natureza da ação. A obra, em um contexto pós-moderno, liberta-se de sua determinação enquanto objeto estanque, e passa a ser repensada em uma rede de relações que então permite sua efetivação. O artista, antes tido como agente mediador entre o mundo fenomenológico e sua representação, delega ao público a responsabilidade de completar a experiência estética. (...)

Ruína: um objeto-resto no século XX - por Sueli Chaves Andrade

Se fosse possível escolher apenas um objeto para ilustrar o século dos objetos, o que sustentaria essa escolha? Segundo o psicanalista Gerard Wajcman, seria a capacidade de um mesmo objeto ordenar ao mesmo tempo duas logicas muito particulares do século em questão: a do singular (aquilo que é sem duplo, irreprodutível e irredutível a qualquer coisa) e a do plural ( a produção em serie e em massa). (...)

A filosofia da ficção flusseriana à luz da fenomenologia alienígena - por Thiago Mittermayer

O artigo apresenta as ideias principais da filosofia da ficção de Vilém Flusser. A delimitação da ficção por Flusser visa possibilitar uma fundamentação teórica para que um confronto entre a ficção flusseriana e os estudos do realismo especulativo se tornem possíveis, especialmente quando se trata de aproximar a obra Vampiroteuthis Infernalis, de Flusser, da Fenomenologia Alienígena, de Ian Bogost. (...)

A agricultura inteligente na ecologia midiática - por Alessandro Mancio de Camargo

Num movimento de constante inovação, a partir do assentamento humano no campo há 12 mil anos, a atividade agrícola ganhou escala e, assim como a Revolução Industrial, no século XVIII, tirou proveito da emergência de uma série de novas tecnologias, cujos avanços estruturais e técnicos redundaram, no século passado, no código digital, na multimídia e na mobilidade interativa. (...)

Máquinas celibatárias na arte: confluências e dinamismos para uma abordagem deleuziana - por Adriano Messias

No âmbito do design tecnológico, em franco diálogo com a área de comunicação, pode-se considerar que os modos de se ver um objeto — e, mais do que isso, de se percebê-lo e, por que não, também de se fazer por ele percebido — são essenciais para se discutir as conformações da complexidade contemporânea. (...)

Reconstruções semióticas da realidade: reflexões sobre a realidade puramente objetiva de John Deely - por Winfried Nöth

Este artigo apresenta uma avaliação crítica do livro Realidade Puramente Objetiva de John Deely. Ele examina os conceitos que Deely adota da escolástica, ens reale, ens rationis, objetividade, subjetividade, e a divisão do universo em objetos significantes e coisas que não significam nada por si só, bem como através da perspectiva da semiótica de Charles S. Peirce. (...)

DOWNLOAD DA EDIÇÃO COMPLETA

TwitterFacebook
________________________________
Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
PUC-SP