Educação Matemática

Avaliação CAPES: Quadriênio 2017/2020 - Mestrado - Conceito 5 / Doutorado Conceito 5
Mestrado, Doutorado

Breve Apresentação

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O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática sempre assumiu a missão de desenvolver estudos voltados para o enfrentamento de problemas do processo de ensino e aprendizagem em Matemática e de formação de professores dessa área.

Além disso, o PPG em Educação Matemática sempre esteve em posições de vanguarda, envolvendo-se na organização brasileira da área da Educação Matemática, desde a organização do primeiro Encontro Nacional de Educação Matemática, até a criação do Grupo de Trabalho GT 19 de Educação Matemática na ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

Essa posição de destaque também pode ser percebida pelas diversas formações de professores oferecidas em parceria com Secretarias de Educação de municípios e do estado de São Paulo, e como atividades de extensão presenciais e online para professores que ensinam Matemática em todo o Brasil.

 


Linhas de Pesquisa

A área de concentração do Programa, Educação Matemática, é abrangente e acolhe as três Linhas de Pesquisa de modo a garantir a esperada aderência e articulação com todas as atividades do Programa. Devido a essa abrangência garante-se atualização permanente com a área que ela representa. As três Linhas têm se demonstrado articuladoras e aderentes aos diferentes projetos finalizados no quadriênio e aqueles em desenvolvimento, os quais organizam os trabalhos de produção discente e docente. Essas Linhas representam as direções de pesquisa que aglutinam interesses da área da Educação Matemática de modo geral, e dos pesquisadores do Programa em particular. Suas descrições revelam essas especificidades, são elas:

  1. A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores

    Descrição: Estudo do papel que a Matemática desempenha na estrutura curricular do Ensino Fundamental e Médio; estudo sobre a formação do professor que ensina matemática, com ênfase nas pesquisas sobre as representações e saberes dos professores referentes às suas práticas; e estudos sobre as relações professor - aluno - saber matemático.

    Nessa linha se encontram os projetos que levantam questões que analisam a formação de professores em relação com a matemática curricular, os entraves e posições de avanços.

  2. História, Epistemologia e Didática da Matemática

    Descrição: Análise da inter-relação entre a epistemologia, história e didática da Matemática com vistas a melhor compreensão dos fenômenos ligados ao ensino e à aprendizagem da Matemática, às relações entre saberes científicos e escolares e à constituição histórico-cultural da Matemática.

    Essa linha favorece os estudos epistemológicos, teóricos e de questionamentos sobre a evolução da área..

  3. Tecnologias da Informação e Educação Matemática

    Descrição: Estudo do papel da incorporação de novas técnicas, particularmente, das tecnologias digitais de informação, e estudo do uso de computadores nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.

    Essa linha apoia muitos projetos dado à atualidade do tema e acolhimento da tecnologia pela Educação.

O Programa possui seis Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq, no interior dos quais são elaborados os projetos de pesquisa, que direcionam a produção docente e discente, mantendo coesão e consistência com as Linhas de Pesquisa e cumprindo os objetivos do Programa. Cada um desses grupos tem diversificado seus projetos, com maior ou menor adesão a uma determinada Linha de Pesquisa, sem descaracterizar suas tendências principais. Essa diversificação relaciona-se à atenção dada pelos pesquisadores/professores aos temas mais candentes de interesse dos estudantes, em geral gerados em suas práticas docentes e, portanto, representativos da área.

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