David Carson


Benjamin Franklin




Meia idade

Em 1758, o ano em que ele deixou de escrever para o almanaque, imprimiu "O sermão do pai Abraão", hoje considerado como o texto mais famoso da literatura produzida na América dos tempos coloniais.

Entretanto, Franklin estava preocupado cada vez mais com os assuntos públicos. Ele planeava criar uma academia, um projecto que acabou mais tarde por ser reelaborado, tendo dado origem à Universidade da Pennsylvania. Fundou a sociedade filosófica americana com o fim de fomentar a comunicação das descobertas entre os homens da ciência. Ele já tinha começado a pesquisa da electricidade, que o iria ocupar, juntamente com outros temas científicos, até ao fim da sua vida (juntamente com a política e com os negócios).

Em 1748 ele vendeu o seu negócio por forma a poder ter mais tempo livre para os estudos, agora que tinha adquirido uma riqueza notável. Num espaço de poucos anos ele fez descobertas sobre a electricidade que lhe trouxeram uma reputação internacional. Franklin identificou as cargas positivas e negativas e demonstrou que os trovões são um fenómeno de natureza eléctrica.

Franklin tornou esta teoria inesquecível através da experiência extremamente perigosa de fazer voar um papagaio durante a trovoada, em 5 de junho de 1752. Tem sido questionado recentemente se Franklin efectuou esta esperiência ou não. A questão permanece controversa.

Franklin, nos seus escritos, demonstra que estava consciente dos perigos e dos modos alternativos de demonstrar que o trovão era eléctrico. Se Franklin fez a experiência, ele não a fez da forma descrita (ela teria sido fatal).

As invenções de Franklin incluíram o pára-raios, o aquecedor de Franklin - franklin stove (um aquecedor a lenha que se tornou muito popular, debitando uma corrente de ar directamente na área a aquecer) e as lentes bifocais.

Ele foi um dos cientistas mais conhecidos do século XVIII. Como reconhecimento pelo seu trabalho com a electricidade, Franklin foi eleito membro da Royal Society e recebeu a medalha Copley em 1753. No sistema CGS de unidades, a carga eléctrica recebeu o seu nome: 1 Franklin (Fr), que é igual a 3,3356 x 10 -10 Coulombs ou 1 statcolombo.

Franklin estabeleceu duas áreas de estudo importantes das ciências naturais: electricidade e meteorologia. Na sua obra clássica " A história das teorias da electricidade e do Éter", Sir Edmund Whittaker (pag.46) refere-se à inferência de Franklin de que quando se esfrega uma substância não se cria nenhuma carga eléctrica mas esta é apenas transferida, de modo que "a quantidade total em qualquer sistema isolado é invariável". Esta asserção é conhecida como o "princípio da conservação da carga".

Como tipógrafo e editor de jornais, Franklin frequentava os mercados dos agricultores para angariar notícias. Um dia, Franklin notou que a notícia que dava conta de uma tormenta num lugar distante da Pennsylvania deverá ser a mesma tormenta que visitou Filadélfia em dias recentes. Foi o impulso que o levou à noção de que algumas tormentas se deslocam, o que levou aos mapas sinópticos da metereologia dinâmica, substituindo a dependência única pelos gráficos da climatologia.

Em 1751, Franklin e o Dr. Thomas Bond obtiveram o alvará da legislatura da Pennsylvania para estabelecer um hospital. O hospital da Pennsylvania seria o primeiro hospital a ser criado naquela nação nascente que se chamará Estados Unidos da América.

Na política, ele provou ser um hábil administrador e também uma figura controversa. O seu bom registo como administrador é manchado pelo uso pessoal da sua influência no avanço dos seus familiares. O seu mais notável serviço à política doméstica consistiu na reforma do sistema postal. Mas ganhou fama especialmente como estadista, com os seus serviços diplomáticos e na ligação das colónias com a Grã-Bretanha e mais tarde com a França. Também esteve envolvido na criação do primeiro corpo de bombeiros voluntários dos EUA, a primeira biblioteca pública gratuita e muitos outros empreendimentos cívicos.

Em 1754 ele liderou a delegação da Pennsylvania ao congresso de Albany. Este encontro de várias colónias tinha sido requerido pela associação comercial (Board of Trade) inglesa para melhorar as relações com os índios na defesa perante os franceses. Franklin propôs um amplo plano de união para as colónias. Apesar do plano não ter sido adoptado, elementos dele encontraram posteriormente lugar nos artigos da confederação e da Constituição Americana.

Em 1757 ele foi enviado a Inglaterra para protestar contra a influência da família Penn no governo da Pennsylvannia, e por 5 anos ele permaneceu ali, tentando esclarecer e iluminar o ministério do Reino Unido quanto à situação das colónias. Também assegurou um posto para o seu filho ilegítimo, William Franklin, como governador colonial de Nova Jérsia.