Histórico:

O Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência, CESIMA/PUC-SP, congrega pesquisadores assim como estudantes de graduação e pós-graduação, de diversas áreas e instituições. Localizado no campus Marquês de Paranaguá da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, objetiva promover estudos centrados na História da Ciência.

Desde seu estabelecimento, em 1994, o CESIMA/PUC-SP organiza seminários, palestras e oficinas, além de receber pesquisadores do Brasil e do exterior. Ademais, graças ao apoio da FAPESP, do CNPq e da PUC-SP, mantém um Centro de Documentação em Multimídia, que inclui equipamentos para a leitura e digitalização de fontes primárias (particularmente em microformas) para posterior armazenamento em formato digital e consulta online.

Os resultados desses projetos de pesquisa são concretizados por meio da implementação de três eixos. Um deles referente à biblioteca virtual, um segundo à realização de intercâmbios com centros de pesquisa no Brasil e no exterior, e ainda, um terceiro, relativo à publicação de trabalhos tanto na série Selo Simão Mathias como em outros meios.

A biblioteca virtual está constituída de documentos impressos e manuscritos, adquiridos como microformas (depois digitalizadas) ou já na forma digital, a partir de pesquisa em acervos documentais especializados. O acervo hoje conta com dezenas de milhares de obras em estreita ligação com os projetos dos pesquisadores envolvidos.

Os intercâmbios vêm acontecendo tanto por ocasião de saídas de pesquisadores a outros centros através de seminários, encontros de trabalho e pesquisas em acervos especializados; como também por meio da vinda de pesquisadores desses centros ao CESIMA.

As publicações têm sido decorrentes dos levantamentos e pesquisas em estreita ligação com os dois eixos anteriores. Nesse sentido, acontecem tanto publicações conjuntas sobre um tema específico, quanto coletâneas de trabalhos individuais.

 

© CESIMA |
Rua Caio Prado, 102, Consolação 01303-000 São Paulo
- Salas 46-49 (55) 11 3124-9609 | Contato | Webmail | English version |