Conferências Bienais Allen G. Debus – 5a. edição
24 de Agosto de 2016

Em agosto de 2008, ao comemorarmos o centenário de nascimento do patrono do CESIMA, foram inauguradas as Conferências Bienais Allen Debus, a serem realizadas sempre nesse mês. Dedicadas a tópicos de História da Química, objetivam-se a homenagear dois grandes estudiosos: tanto o Prof. Simão Mathias, inspirador da criação de nosso Centro, quanto o Prof. Allen Debus que, desde o início apoiou nossas atividades.
Em sua 5ª. Edição, o tema será o newtonianismo. Para tanto receberemos os historiadores da química: Profa. Dra. Jennifer Rampling, Universidade de Princeton, EUA e o Prof. Dr. Piyo Rattansi, University College London, Reino Unido. As conferencias contarão, ainda, com o Prof. Dr. Luiz Carlos Soares, Universidade Federal Fluminense e Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro, como mediador; além de oferecer posteriormente um minicurso sobre pós-newtonianismo.
Programação:
- 14 horas: Conferência Profa. Dra. Jennifer Rampling: “English Alchemy Before Newton: An Experimental History”
- 16 horas: Conferência Prof. Dr. Piyo Rattansi: “‘Newton and the Pipes of Pan’ revisited”
- 18 horas: Encerramento
Local: Auditório Principal, 1o. Andar, Edifício Caio Prado, Campus Marquês de Paranaguá, PUC-SP
Rua Caio Prado, 102 – São Paulo - SP

Evento posterior: Minicurso Prof. Luiz Carlos Soares - Programa