XII CELE - Colóquio sobre Escrita, Leitura e Ensino - Grupo de Pesquisa Texto, escrita e leitura - PUC – SP

Data: 19/9/2017
Das 8h50 às 16h
SALA: 510- 5º andar

8h50 – Abertura - Profa. Dra. Sueli Cristina Marquesi

9h às 9h40 – Conferência “Texto e contexto na escrita em meios digitais: a rede social: face book”.
Profa. Dra. Isabel Roboredo Seara. Professora Titular do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta – Portugal.

9h40 às 10h20 – Conferência “Texto e contexto na escrita em meios digitais: a questão do hipertexto”.
Profa. Dra. Vanda Maria da Silva Elias. Professora da Universidade Federal de São Paulo.

10h20 às 10h50 – Debate.

10h50 às 11h10 – Intervalo.

11h10 às 11h40 – Apresentação de projetos de doutorandos
1. Estratégias para a produção textual argumentativa na Educação Básica Técnica e Tecnológica: da sala de aula à plataforma Moodle
Maria Isabel Soares Oliveira
2. O Currículo de Língua Portuguesa do estado de São Paulo: documento orientador da prática docente?
Andrea Ferreira Cavalcante Caputo

11h40 às 12h – Arguição pela Profa. Dra. Vanda Maria da Silva Elias.

12 h. – Encerramento da sessão da manhã.

12 às 14 h. – Almoço.

14h às 14h45 –Apresentação de projetos de doutorandos:
3. O imbricamento de sequências textuais para a construção do argumento na dissertação argumentativa do ENEM.
Sandra Lorenzo Gonçalves Prieto
4. Princípios de textualidade (coesão e coerência) na escrita e reescrita de textos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
Fernanda Pereira Penedo
5. Planos de Texto e sequências textuais descritivas: reescrita de orientações metodológicas interdisciplinares para atividades de Pastoral Escolar da Sagrado - Rede de Educação
Ir. Vânia Cristina de Oliveira

14h45 às 15h30 – Arguição - Profa. Dra. Isabel Roboredo Seara.

15 h30 – Encerramento - Profa. Dra. Ana Lúcia Tinoco Cabral.

Língua Portuguesa